Gazeta Esportiva.com
·27 de janeiro de 2026
Raio-x do Santos no Brasileirão: veja histórico, tabela e perspectivas para 2026

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·27 de janeiro de 2026

O Santos estreia no Brasileirão de 2026 nesta quarta-feira, quando visita a Chapecoense, às 20h (de Brasília), na Arena Condá, em Chapecó. Diante disso, a Gazeta Esportiva traz um panorama das últimas participações do Peixe na competição nacional, a tabela atual e as perspectivas para e edição desta temporada.
Ao lado do Flamengo, o Santos é o terceiro maior campeão do Campeonato Brasileiro. Na história da competição nacional, o Peixe levantou o troféu oito vezes (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004). No entanto, convive com um jejum de 22 anos sem alcançar o objetivo novamente.
Durante o período sem títulos de Brasileirão, o Santos inclusive foi rebaixado para a Série B da competição nacional. Após campanha apática em 2023, o time disputou a temporada de 2024 na Segunda Divisão, onde foi campeão e voltou para a elite na última temporada.
O retorno, contudo, não foi agradável para o torcedor santista, que viu o clube sofrer para garantir a permanência. A briga contra o rebaixamento durou até as rodadas finais do campeonato, mas terminou com o Santos na 12ª posição e, consequentemente, uma vaga na Copa Sul-Americana.
Veja também: Todas as notícias da Gazeta Esportiva Canal da Gazeta Esportiva no YouTube Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
O Santos vive momento delicado na temporada. Pelo Campeonato Paulista, soma apenas uma vitória, na estreia da competição contra o Novorizontino. Desde então, teve três empates e uma derrota, com clássicos diante de Palmeiras e Corinthians no caminho.
Com os resultados, o Peixe aparece fora da zona de classificação para as quartas de final do Estadual, na décima posição da tabela, com apenas seis pontos conquistados. Os oito primeiros avançam para a segunda fase do Estadual. Os dois últimos são rebaixados.
Após uma temporada abaixo do esperado em 2025, o Santos busca esquecer o desempenho da edição anterior para ocupar a parte de cima da tabela no Campeonato Brasileiro deste ano.
Até o momento, o Peixe registrou pouca participação no mercado de transferências e os únicos reforços para a temporada são Gabigol e Gabriel Menino, além do retorno do meia Miguelito. No entanto, o clube vê com bons olhos a promoção dos jovens da base para compor o elenco principal.









































