Ralf declara torcida ao Corinthians na final da Copa do Brasil e relembra título Mundial | OneFootball

Ralf declara torcida ao Corinthians na final da Copa do Brasil e relembra título Mundial | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·17 de dezembro de 2025

Ralf declara torcida ao Corinthians na final da Copa do Brasil e relembra título Mundial

Imagem do artigo:Ralf declara torcida ao Corinthians na final da Copa do Brasil e relembra título Mundial
  1. Por Mirella Ramos / Redação Central do Timão

Às vésperas do primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco da Gama, um nome marcante da história recente do clube alvinegro demonstrou publicamente apoio ao Timão. Multicampeão com a camisa corinthiana, Ralf declarou torcida pela conquista do título nacional e comentou sobre a expectativa para a decisão desta quarta-feira (17), na Neo Química Arena.

Em participação em uma live do ge, o ex-volante destacou o desejo de ver o Corinthians levantar o troféu, competição que não conseguiu conquistar durante suas passagens pelo clube. O jogador também projetou dificuldades no confronto diante da equipe carioca.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Ralf declara torcida ao Corinthians na final da Copa do Brasil e relembra título Mundial

Foto: © Daniel Augusto Jr. / Fotoarena

Estou torcendo para o Corinthians, com fé em Deus virá um jogo bom e esse título, um título que não conquistei com a camisa do Corinthians, mas que eu desejava muito. Um jogo difícil, time do Vasco muito qualificado, muito rápido do meio pra frente”, afirmou.

Ralf defendeu o Corinthians em duas oportunidades, entre 2010 e 2015 e, posteriormente, de 2018 a 2019. Nesse período, acumulou oito títulos pelo clube do Parque São Jorge. Do elenco com o qual atuou na última passagem, Ángel Romero é o único remanescente no atual grupo profissional.

O ex-volante revelou que manteve contato recente com o atacante paraguaio, embora sem abordar diretamente a final. Ainda assim, reforçou a confiança no elenco alvinegro para a disputa do título.

“Falei com Romero semana passada, mas mais coisas de família, não perguntei do jogo. Mas sei que estão focados, concentrados, sabendo que são 180 minutos, nada se decide hoje, mas eles podem dar um grande passo diante do torcedor”, completou.

Além da final da Copa do Brasil, Ralf também comentou outro tema ligado à história recente do Corinthians: o Mundial de Clubes de 2012. Campeão do torneio no Japão, o ex-jogador relembrou a campanha após o clube seguir como o último sul-americano não europeu a conquistar o título.

“A gente tinha confiança, mas chegamos como franco atiradores. Tite nos deixou tranquilos, focamos no jogo apenas. A gente brinca que colocou o busão do Coringão para ajudar a defender, o Cássio foi espetacular naquele dia, o Danilo e Guerrero estavam iluminados, mas foi um jogo difícil, de detalhes. A chance que tivemos a gente guardou, o Cássio fez umas cinco ou seis defesas. E teve aquela ansiedade, frio na barriga, é jogo diferente que exige muito mentalmente. Mas a gente foi confiante”, relembrou.

Aos 41 anos, Ralf segue em atividade no futebol profissional. Após defender o Vila Nova por três temporadas e conquistar o Campeonato Goiano em 2025, o volante afirmou que ainda não pensa em aposentadoria e que avalia possibilidades para a próxima temporada.

“Estou no aguardo, deixo para os meus representantes, André e Allison, que estão em comunicação com os clubes, tivemos sondagens, mas nada fechado, estou aberto a diálogos. Tenho me condicionado e logo menos aparece uma porta para que a gente esteja num novo clube…Ainda pretendo jogar mais alguns anos no futebol”, finalizou.

Pelo Corinthians, Ralf soma 437 partidas oficiais, sendo 411 como titular. O volante conquistou oito títulos com a camisa alvinegra, incluindo a Libertadores e o Mundial de Clubes, além de dois Campeonatos Brasileiros, em 2011 e 2015. Ao longo da trajetória no clube, marcou dez gols, distribuiu 11 assistências.

Veja mais:

Imagem do artigo:Ralf declara torcida ao Corinthians na final da Copa do Brasil e relembra título Mundial

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Notícias do Corinthians

Saiba mais sobre o veículo