MundoBola Flamengo
·02 de outubro de 2025
Ramon Abatti: lista de erros contra o Flamengo do árbitro da 'decisão' vs Cruzeiro

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·02 de outubro de 2025
Flamengo e Cruzeiro fazem confronto direto no topo do Brasileirão nesta quinta-feira (2), no Maracanã, às 20h30, e a presença do árbitro Ramon Abatti Abel preocupa os rubro-negros. O árbitro escalado é conhecido pelas decisões polêmicas contra o Mengão, inclusive nesta temporada.
Para contextualizar, o MundoBola Flamengo preparou um levantamento dos principais erros do juiz ao longo dos anos.
No primeiro turno, Ramon Abatti Abel assinalou pênalti a favor do Palmeiras em toque de mão de Varela. O lateral interceptou a bola fora da área, mas mesmo chamado pelo VAR, o árbitro manteve a penalidade. A defesa de Rossi evitou que o erro tivesse efeito ainda maior.
No fim da primeira etapa, outras duas decisões geraram críticas: Gustavo Gómez, já com cartão amarelo, fez falta aos 43 minutos e não recebeu o segundo cartão; em seguida, Weverton acertou Léo Pereira com o joelho ao sair do gol, mas o lance foi ignorado.
No jogo contra o Atlético-MG, Ramon Abatti Abel assinalou 10 faltas no primeiro tempo, sendo 7 do Flamengo e apenas 3 do rival, mostrando falta de critério. Mas o lance mais polêmico da noite foi uma falta sobre Gonzalo Plata de frente para o gol rival.
Ramon inicialmente marcou pênalti e apresentou cartão amarelo para Fausto Vera. A revisão do VAR avisou ao árbitro que o lance foi fora da área. Assim, segundo a regra, deve ser marcada a falta e a cor do cartão é vermelha, já que era o último homem em uma chance clara e manifesta de gol. Mas o árbitro decidiu não expulsar o atleta.
A maior polêmica aconteceu em um Palmeiras x Flamengo no Allianz Parque. Everton Ribeiro foi lançado na área e sofreu contato nas costas de Richard Rios.
Ramon Abatti classificou o lance como “contato mínimo e simulação” durante análise do árbitro de vídeo, ignorando a queda do meio-campista, e o VAR confirmou a decisão. O empate nessa partida prejudicou diretamente a campanha do Flamengo na tabela.
Em 2024, Ramon mostrou falta de critério na marcação de pênaltis em Atlético-MG x Flamengo na Arena MRV. Primeiro, assinalou penalidade em lance em que Allan toca primeiro na bola antes de atingir Vargas, mas mudou de opinião após revisão do VAR.
Minutos depois, ignorou toque na perna de Pulgar que poderia ter sido marcado contra o Flamengo. Esse é um exemplo claro da falta de critério de Ramon Abatti em jogos do Rubro-Negro, segundo a crítica dos torcedores.
Antes dessas polêmicas contra Palmeiras e Atlético-MG, Ramon Abatti Abel não expulsou o volante Du Queiroz após solada acima do tornozelo de Rodrigo Caio, que precisou deixar o campo por lesão.
O lance foi claro de acordo com as regras. O volante corintiano chegou atrasado na dividida, não tocou na bola e acertou o zagueiro rubro-negro com a sola do pé acima da linha do tornozelo. Mas a arbitragem decidiu não punir o meio-campista.
Por fim, Ramon Abatti Abel também foi protagonista de um erro na derrota do Flamengo por 2 a 1 para o Internacional, em 2023. Dessa vez em partida contra o Internacional. O Fla perdeu por 2 a 1, mas, durante a jogada do segundo gol, jogador do time gaúcho fez uma simulação de falta. O árbitro decidiu deixar o lance seguir e validou o tento.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo