oGol.com.br
·29 de outubro de 2025
Rápida adaptação e protagonismo: Onana recupera confiança na Turquia

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·29 de outubro de 2025

A carreira do goleiro camaronês André Onana, de 29 anos, ganhou novos ares e, ao que tudo indica, novo brilho em solo turco. Emprestado pelo Manchester United ao Trabzonspor, o arqueiro vive um momento de calmaria após um período turbulento na Inglaterra.
De alvo de críticas e falhas em Old Trafford, o goleiro se "reinventou" e virou rapidamente o dono da meta do clube que atualmente ocupa a segunda colocação da Superliga Turca.
Desde que chegou, no mês passado, o ex-jogador do Ajax causou impacto instantâneo. Sua melhor atuação até aqui veio contra o Eyüpspor, no último sábado, quando foi imbatível.
Onana registrou quatro defesas cruciais, exibiu 86% de precisão nos passes e ainda mostrou a segurança que tanto lhe faltou em Manchester. Ao fim da partida, a torcida do Trabzonspor respondeu à altura, gritando seu nome, enquanto a conta oficial do clube publicou, após o jogo, uma imagem marcante aclamando o goleiro como “O Muro”.
O recorte ainda é curto, são apenas seis jogos, mas a transformação é notável. No United, Onana chegou com status de sucessor de De Gea, mas a pressão e os erros em jogos decisivos abalaram sua confiança.
Vilão muitas vezes, o camaronês passou a ser preterido por Altay Bayindir e, em seguida, após a chegada do belga Senne Lammens, o número 24 praticamente teve a porta de saída aberta para deixar o Teatro dos Sonhos.
Mas a distância da elite inglesa e o ambiente mais acolhedor de Trabzon serviram como combustível para a retomada. No novo clube, Onana já soma atuações consistentes, defesas decisivas e até uma assistência, mostrando novamente o lado técnico e ousado que o consagrou nos tempos de Ajax, quando era peça-chave de uma equipe conhecida pela saída de bola refinada e pela coragem de construir desde o gol.
Com reflexos apurados e a confiança restabelecida, Onana voltou a ter a tranquilidade que parecia perdida. A torcida do Trabzonspor já o trata como um dos líderes do time, e seu nome volta a ser citado de forma positiva também em Camarões, onde é titular da seleção nacional.
Mais do que boas estatísticas, o goleiro reencontrou o equilíbrio emocional e o protagonismo que o tornaram um dos destaques da Europa entre 2018 e 2022.
Agora, o desafio é manter essa regularidade até o fim da temporada e provar que a passagem frustrante por Manchester (onde tem contrato até 2028) foi apenas um ponto fora da curva em uma trajetória que promete novos capítulos de redenção.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo



































