OneFootball
·06 de janeiro de 2026
In partnership with
Yahoo sportsOneFootball
·06 de janeiro de 2026
Johann Plenge, Diretor de Negócios (CBO) do RB Leipzig, é uma das peças-chave na engrenagem que conecta o clube alemão à rede global da Red Bull. E, nessa estrutura, o Brasil e o Red Bull Bragantino não são vistos apenas como fornecedores de talento, mas como parceiros estratégicos de aprendizado.
Para o dirigente, a relação entre as equipes atravessa o Atlântico nos dois sentidos.
"Não é uma via de mão única, funciona em ambas as direções. Estou 100% convencido de que há abordagens e capacidades do Red Bull Bragantino onde o Leipzig pode aprender algo. Se nosso time Sub-16 for para Bragança, não é para mostrar a eles como fazer, mas para mostrar como nós fazemos e aprender onde eles talvez já estejam um passo à frente", afirmou Plenge.

Essa integração começa cedo e envolve preparar os atletas brasileiros não apenas tecnicamente, mas culturalmente para a Europa. Plenge citou um exemplo prático dessa "globalização" na base do Massa Bruta.
"Oferecer aulas de inglês na Academia do Red Bull Bragantino é algo para que os jogadores já fiquem preparados. Se eles vierem para a Europa, muito provavelmente para Leipzig algum dia, já estarão adaptados ao idioma. Não podemos fazer nada em relação ao frio, mas podemos prepará-los culturalmente", explicou.
Essa preparação pode, no futuro, intensificar a troca de jogadores, como já acontece entre o RB Leipzig e o RB Salzburg, onde os projetos estão consolidados há mais tempo. Nomes como Upamecano, Laimer, Haidara e Sesko trocaram o Salzburg pelo Leipzig nos últimos anos.
📸 ODD ANDERSEN - AFP or licensors
Outro ponto central para o futuro do Leipzig é a presença de Jürgen Klopp como Head Global de Futebol da Red Bull. Segundo Plenge, a influência do ex-treinador do Liverpool é sentida diariamente, especialmente no suporte aos comandos técnicos do grupo.
"A troca mais intensa é entre Jürgen e nossos treinadores principais. Não é sobre dizer a alguém o que fazer, mas sobre fazer as perguntas certas e desafiar decisões (táticas). Eu não posso ter uma conversa com nosso treinador de igual para igual, porque ele é o especialista. Mas com certeza ele tem uma conversa com o Jürgen de igual para igual. São os especialistas conversando entre si", revelou.
Com uma estrutura consolidada e 16 anos de história, o objetivo do RB Leipzig permanece ambicioso: encurtar a distância para o gigante Bayern de Munique e se manter como uma potência de inovação e "fome" de vitórias.
"Ninguém nesta organização deve pensar que nossa jornada já está concluída. Todos têm que permanecer famintos. Queremos ser o desafiante número um do Bayern. Se eles tropeçarem, temos que estar lá para atacá-los", finalizou o diretor.
📸 Alexander Hassenstein - 2023 Getty Images









































