Jogada10
·13 de novembro de 2025
RD Congo surpreende, elimina Camarões e avança na repescagem da África

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·13 de novembro de 2025

A seleção da República Democrática do Congo surpreendeu e segue viva por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Nesta quinta-feira (13), o time de RD Congo venceu a tradicional seleção de Camarões por 1 a 0, no Estádio Al-Barid, em Rabat, no Marrocos, pela semifinal da repescagem do continente africano. Assim, os congoleses vão enfrentar a Nigéria por uma vaga na repescagem mundial.
Em um jogo muito disputado, mas de poucas chances, o zagueiro Chancel Mbemba garantiu a classificação da RD Congo com um gol aos 46′ do segundo tempo.
A decisão da repescagem continental da África entre Nigéria, que passou pelo Gabão, e RD Congo está marcada para o próximo domingo (16), às 16h (de Brasília), no estádio Moulay Hassan, no Marrocos.
Apesar da expectativa criada pelo jogo, o primeiro tempo entre Camarões e RD Congo teve poucas emoções. Sob forte chuva no Marrocos, as seleções fizeram uma partida muito disputada e com poucas chances de gol no Estádio Al-Barid.
Com pouca criatividade dos dois lados, a melhor oportunidade da etapa inicial surgiu na bola parada de Camarões. Aos 23′, após cobrança de falta pela direita, Etta Eyong finalizou perdeu uma grande chance ao finalizar por cima do travessão. No fim, a seleção da RD Congo tentou pressionar, mas pouco conseguiu fazer.

RD Congo marcou no fim e garantiu a classificação – Foto: Reprodução / Cazé TV
Se Camarões teve a melhor oportunidade no primeiro tempo, após o intervalo a situação de inverteu. O RD Congo passou a saiu mais para o jogo e conseguiu criar boas oportunidades. Na melhor delas, aos 16′, Bakambu recebeu em profundida e finalizou no canto. No entanto, Onana fez uma grande defesa, espalmando para escanteio.
Mas, com a seleção do Congo saindo para o jogo, os camaroneses, com melhor qualidade técnica, passaram a se aproveitar dos espaços deixados pelos adversários. A seleção de Camarões chegou com perigo duas vezes com Etta Eyong, mas novamente ficou no quase.
No entanto, no fim, quando as duas seleções pareciam conformadas com o empate e a possível disputa da prorrogação, os congoleses surpreenderam e marcaram. Aos 46′, após cobrança de escanteio, o zagueiro Chancel Mbemba apareceu na segunda trave e finalizou para as redes. Camarões ainda teve quatro minutos para buscar o empate, mas os congoleses seguraram a vitória e a classificação para a final da repescagem africana.
Ao todo, seis seleções disputarão a repescagem mundial, em março do próximo ano, com sede única. Ela contará com um representante da América do Sul (Bolívia), um da Ásia, um da África, um da Oceania (Nova Caledônia) e dois da América do Norte, Central e Caribe.









































