Rebeca Andrade será cabo eleitoral na escolha da sede do Pan-americano de 2031 | OneFootball

Rebeca Andrade será cabo eleitoral na escolha da sede do Pan-americano de 2031 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·07 de outubro de 2025

Rebeca Andrade será cabo eleitoral na escolha da sede do Pan-americano de 2031

Imagem do artigo:Rebeca Andrade será cabo eleitoral na escolha da sede do Pan-americano de 2031

A atleta do Flamengo Rebeca Andrade será cabo eleitoral na votação que decide a sede do Pan-Americano 2031. A ginasta fará parte da comitiva do Brasil que vai ao Chile para eleição. Ela surge como nome forte apoiando a candidatura de Rio-Niterói.

A comitiva brasileira chega à Santiago, no Chile, ainda nesta terça-feira (7). A eleição da sede dos jogos Pan-Americanos acontecerá na sexta (10). Rio/Niterói e Assunção apresentam candidaturas finais, seguidas da votação dos 41 membros da Panam Sports.


Vídeos OneFootball


Na última Assembleia da Panam Sports, a ginasta apareceu somente no vídeo de apresentação da candidatura do Brasil. Desta vez, marcará presença pessoalmente durante a votação.

Rebeca, maior atleta olímpica do Brasil, tem demonstrado apoio à candidatura nas redes sociais ao longo do ano. No último Pan-Americano, conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata em Santiago-2023. Inclusive, foi eleita a melhor atleta da competição pela Panam Sports.

Em agosto, Rebeca Andrade anunciou que não competirá mais em 2025. O foco da maior medalhista olímpica brasileira está agora na temporada de 2026. Segundo ela, a ideia é priorizar uma preparação completa para os jogos de Los Angeles 2028.

Pan-Americano 2031: candidatura de Rio-Niterói

A candidatura conjunta do Rio de Janeiro e Niterói disputa com Assunção, capital do Paraguai, o direito de sediar os Jogos Pan-Americanos. A decisão cabe aos presidentes dos 41 comitês olímpicos das Américas, totalizando 52 votos, já que países que já foram sede, como o Brasil, têm peso dobrado na eleição.

O Brasil recebeu o Pan em duas ocasiões — São Paulo, em 1963, e Rio de Janeiro, em 2007. Já o Paraguai nunca sediou o evento. Assunção chegou a concorrer para os Jogos de 2027, mas acabou derrotada por Lima, no Peru.

Saiba mais sobre o veículo