oGol.com.br
·04 de fevereiro de 2026
Recém-promovido e líder na Suíça: saiba mais sobre o FC Thun

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·04 de fevereiro de 2026

O FC Thun é uma das grandes surpresas do futebol europeu nesta temporada, atualmente liderando a Super League - a Liga Suíça. Recém-promovido à elite, o clube desafia as expectativas e vai se afirmando como um dos protagonistas do futebol suíço.
Fundado em 1898, o FC Thun tem uma história de altos e baixos. Ao longo das décadas, conquistou três campeonatos da segunda divisão suíça, sendo a vitória mais recente na temporada passada, que garantiu seu retorno à elite.
O clube também participou de competições europeias, com destaque para a temporada 2005/06 da UEFA Champions League, quando integrou o Grupo B, enfrentando Arsenal, Ajax e Sparta Praga. Conquistou quatro pontos como "azarão", feito que permanece como um marco histórico em sua trajetória.
A equipe atual comandada por Mauro Lustrinelli tem mostrado que pode ser um caso sério na luta pelo título nacional. O Thun acumula pontos de forma consistente, se impondo tanto em casa quanto fora. E o melhor é que segue em trajetória ascendente, conquistando vitórias importantes nas últimas semanas para construir uma vantagem de nove pontos sobre o segundo colocado, o FC Lugano.
Mais do que um bom momento isolado, o que o FC Thun construiu até agora é uma bela história para contar. Um clube que subiu à primeira divisão na temporada passada após ter sido rebaixado na temporada 2019/20 mostra a superação em rumo ao improvável.
No atual elenco do FC Thun, que conta com cerca de 27 jogadores, há nomes com maturidade competitiva ao lado de atletas mais jovens dando os primeiros passos na principal divisão suíça. A dinâmica, embora não seja rara, é interessante e resulta em uma média de idade de 25,4.
Jogadores como Marco Burki e Leonardo Bertone, o primeiro com 32 anos e atual capitão da equipe, trazem experiência vital ao grupo e têm sido peças importantes para a estabilidade da equipe. Nélson Ferreira, português, faz parte da equipe técnica e se aposentou como o jogador com mais partidas na história do clube.
Ao mesmo tempo, rostos como Kastritor Imeri, Franz-Ethan Meichtry e Elmin Rastoder representam a juventude de um grupo em que os mais novos, bem acompanhados, podem trazer frutos.
O elenco é composto basicamente por jogadores suíços, sendo que apenas cinco atleta são de outros países, especificamente da Martinica, Congo, Alemanha, Espanha e Estônia.
O congolês Christopher Ibayi é o artilheiro com nove gols na temporada, seguido de Elmin Rastoder, que tem oito. No que diz respeito às assistências, o meio-campista Leonardo Bertone está em primeiro lugar, com seis passes para gol.
Mauro Lustrinelli está na quarta temporada consecutiva no comando técnico do FC Thun, após ter passado pelas categorias de base da seleção suíça. O treinador conhece bem a estrutura do clube, terminou a carreira de jogador no Thun em 2011/12, integrando a equipe técnica como assistente logo na temporada seguinte. Como jogador do clube suíço, Lustrinelli marcou 46 gols, número que o coloca como o segundo melhor artilheiro da história do clube.
A liderança do FC Thun tem se fortalecido recentemente, com o clube vivendo uma bela sequência de cinco vitórias consecutivas com 17 gols marcados nesse período. Nas últimas duas semanas venceram, de forma consecutiva, os dois clubes mais históricos do país. Um 4 a 1 sobre o Young Boys e um 2 a 1 fora de casa contra o Basel, deixando clara a mensagem: o Thun é um sério candidato.
É importante mencionar, no entanto, que ainda não é tempo de euforia. Os nove pontos de vantagem dão conforto a este clube tradicional, mas ainda há muito por jogar nesta liga de formato pouco tradicional. O próprio treinador confirma:
"A consciência de que estamos tendo uma temporada incrível está presente. A equipe sabe o que está em jogo: podemos fazer história. Mas ainda há 48 pontos em disputa, o que é um longo caminho a percorrer. Se as coisas continuarem assim, o cenário é promissor", diz Mauro Lustrinelli, treinador, após a mais recente vitória.
A primeira divisão do campeonato suíço é disputada em três voltas. Composta por 12 equipes, cada clube enfrenta os demais três vezes ao longo da fase regular. Após essas 33 rodadas, a classificação é dividida em dois grupos: os seis primeiros classificados seguem para o grupo que disputa o título de campeão, enquanto os demais seis disputam o grupo de rebaixamento. Nesta segunda fase da competição, as equipes mantêm os pontos conquistados na fase regular e realizam apenas mais cinco jogos.
O FC Thun construiu até agora é uma história de superação. Após o rebaixamento em 2019/20, a equipe conseguiu se reconstruir, tornando-se um exemplo de gestão, coesão e desenvolvimento de talentos. O equilíbrio entre experiência e juventude, aliado à liderança de Lustrinelli, cria as bases para que o clube continue a surpreender nos próximos anos.








































