Coluna do Fla
·25 de julho de 2025
Redenção? No Flamengo, Samuel Lino pode fazer as pazes com o passado; entenda

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·25 de julho de 2025
O Flamengo está próximo de anunciar mais um reforço. Isso porque, o Mais Querido acertou, nesta sexta-feira (25), a compra de Samuel Lino junto ao o Atlético de Madrid (ESP) por 22 milhões de euros (cerca de R$ 143 milhões), com possibilidade de mais 2 milhões em bônus por metas. Contudo, ressalta-se que esta não é a primeira passagem do jogador pelo Rubro-Negro.
O atacante, de 25 anos, que atua pelas pontas do campo teve o São Bernardo como clube formador. No entanto, o atleta foi emprestado às categorias de base do Flamengo, em 2017, após se destacar na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha.
Entre os garotos do Ninho, porém, Lino teve problemas de adaptação. Apesar de campeão da Copinha em 2018, o atacante não foi titular na campanha e oscilou em campo. Assim, o atleta ficou apenas um ano e meio no Rio de Janeiro antes de retornar ao São Bernardo.
“Em 2018 tive a felicidade de ser campeão da Copinha, participando de alguns jogos. Foi o primeiro título importante que eu ganhei. Tive uma fase boa depois da Copinha, mas conversamos e achamos que o melhor era eu sair e voltar para São Bernardo Foi tudo muito rápido. Fiquei um ano e meio no Flamengo, depois só seis meses no São Bernardo e já vim para Europa. “, lembra Lino em entrevista dada em 2022.
Após quatro temporadas na Europa, Lino tem a oportunidade de voltar ao Brasil e escrever uma nova história com o Manto Sagrado. O atacante chega com o status de contratação mais cara da história do Mais Querido, o que supera o chegada de Carlos Alcaraz em 2024.
A negociação por Samuel Lino enfrentou percalços devido à forma de pagamento, já que clubes europeus como Napoli (ITA) e Sporting (POR) também demonstraram interesse na contratação. No entanto, o Flamengo apresentou a melhor oferta, que agradou o Atlético de Madrid. Os espanhóis aceitaram receber uma parte do valor à vista, com o restante dividido em duas parcelas.
A janela de transferências vai até 2 de setembro. Assim, depois de contratar o meio campista Saúl Ñíguez, o lateral direito Emerson Royal e o atacante Samuel Lino, o Flamengo deve continuar em busca de reforços. Além disso, o clube ainda quer finalizar a compra do meia Jorge Carrascal, que pertence ao Dínamo de Moscou (RUS).