Gazeta Esportiva.com
·11 de fevereiro de 2026
Reforço supera concorrência e ganha moral no Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 de fevereiro de 2026

O zagueiro Gabriel Paulista chegou recentemente ao Corinthians, mas parece já ter muitos anos de casa. Corintiano declarado, o defensor ganhou moral com a comissão técnica de Dorival Júnior e superou a forte concorrência no setor para assumir a titularidade na zaga do Timão.
Gabriel Paulista foi contratado pelo Alvinegro paulista de maneira gratuita, uma vez que rescindiu com o Besiktas, da Turquia. O defensor estreou na derrota por 3 a 0 para o Red Bull Bragantino, fora de casa, pelo Campeonato Paulista, no que foi o segundo jogo do ano para o Corinthians.
Já no clássico contra o São Paulo, a comissão técnica deu indícios de que, apesar do reforço experiente, a dupla de zaga que encerrou a temporada passada em alto nível seria mantida: Gustavo Henrique e André Ramalho. Os dois formaram o setor no empate em 1 a 1 com o rival, na Neo Química Arena.
O cenário, entretanto, mudou rapidamente. Gabriel Paulista deixou boas impressões nas oportunidades que recebeu e passou a ser o parceiro principal de Gustavo Henrique. Ele foi titular na estreia do Campeonato Brasileiro, diante do Bahia. Depois, foi a aposta de Dorival para a final da Supercopa do Brasil, contra o Flamengo, e fez o gol que abriu o placar na conquista alvinegra.
Já no domingo, o novo reforço foi escolhido, mais uma vez, para ser o titular ao lado de Gustavo Henrique no clássico contra o Palmeiras. Apesar da derrota do Corinthians, o zagueiro teve números positivos. De acordo com dados do Sofascore, ele somou três interceptações, quatro cortes e sete recuperações de bola. Também não foi driblado nenhuma vez.
Não à toa, após o clássico contra o Palmeiras, Gabriel Paulista voltou a ser elogiado por Dorival Júnior. O treinador, que já havia exaltado o atleta depois da conquista da Supercopa do Brasil, destacou o aumento da competitividade no setor com a chegada do novo contratado.
“Jogador de muito bom nível, está fazendo crescer a disputa dentro da nossa equipe. Contamos com todos que aqui estão, principalmente o Ramalho, que vinha sendo titular. Que continuem trabalhando, buscando. Queremos essa disputa limpa entre todos os jogadores. Quando você vai melhorando o nível, aumentam as disputas e a equipe ganha em qualidade. É isso que todos nós queremos. Com a chegada de alguns elementos que estão iniciando os trabalhos e mais aqueles que estão por chegar, vamos ter uma equipe cada vez mais forte”, comentou Dorival.
Além de André Ramalho, Gabriel Paulista também enfrenta a concorrência de João Pedro Tchoca. O jovem, que inicialmente seria emprestado ao Torino, permaneceu no clube alvinegro após a negociação frustrada com a equipe italiana e assumiu a camisa 4.
Outras opções para o setor é Cacá, que pode deixar o Corinthians em breve. Recentemente, o atleta teve negociações com o Athletico-PR. O Furacão chegou a se aproximar de um acordo com o Timão, mas acabou recuando. A diretoria alvinegra prioriza a saída do jogador em definitivo.
Com Gabriel Paulista à disposição, o Corinthians vira a chave após o Derby e volta a focar no Campeonato Brasileiro, pelo qual encara o Red Bull Bragantino, em casa, nesta quinta-feira.
Com o resultado negativo no Derby, o Corinthians permaneceu na quinta colocação do Paulistão, com 11 pontos conquistados. O Timão soma três vitórias, dois empates e duas derrotas no Estadual.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo




































