Reforços caseiros: veja quem é a dupla da base do Palmeiras elogiada por Abel | OneFootball

Reforços caseiros: veja quem é a dupla da base do Palmeiras elogiada por Abel | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·19 de janeiro de 2026

Reforços caseiros: veja quem é a dupla da base do Palmeiras elogiada por Abel

Imagem do artigo:Reforços caseiros: veja quem é a dupla da base do Palmeiras elogiada por Abel

O Palmeiras contratou apenas um jogador (Marlon Freitas) nesta janela de transferências até o momento. Diante do calendário apertado, a comissão técnica de Abel Ferreira tem aproveitado o Campeonato Paulista para oportunizar jovens da base e ganhou reforços caseiros. Nos últimos dias, dois nomes ganharam notoriedade e foram elogiados pelo treinador: Luís Pacheco e Arthur Gabriel.

Volante de origem, Luís Pacheco estreou no profissional do Palmeiras ainda contra o Juventude, na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. Nascido em Lajeado, no Rio Grande do Sul (RS), deu os primeiros passos no sub-13 do Verdão, ainda em 2020, e ganhou destaque destaque na base pela versatilidade no meio-campo.


Vídeos OneFootball


Na última temporada, Pacheco defendeu tanto o sub-17 como o sub-20 do Palmeiras. O desempenho do garoto despertou a atenção da comissão técnica da equipe principal. O jovem sequer foi inscrito na lista do clube para a disputa da Copinha para integrar o elenco do Paulistão.

Imagem do artigo:Reforços caseiros: veja quem é a dupla da base do Palmeiras elogiada por Abel

(Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Contra a Portuguesa, o garoto de 17 anos não saiu do banco de reservas. Já no clássico contra o Santos, foi acionado no segundo tempo e correspondeu. A performance lhe garantiu a primeira oportunidade como titular na vitória por 1 a 0 no último sábado, contra o Mirassol, na Arena Barueri, pela terceira rodada do Estadual.

Luís Pacheco permaneceu em campo por 77 minutos em seu primeiro jogo como titular, somou 48 ações com a bola e acertou 87% dos passes que tentou. O garoto completou um drible e sofreu duas faltas. Ainda recuperou quatro bolas, ganhou quatro de sete duelos pelo chão e realizou uma interceptação. Os dados são do Sofascore.

Em outubro do ano passado, Luís Pacheco renovou contrato com o Palmeiras. O novo vínculo do jogador tem duração até 30 de setembro de 2028. O jovem pode ganhar mais espaço com o decorrer da temporada. No ano passado, o clube sofreu com a carência de um camisa 5 mais consistente.

Arthur acirra disputa na lateral

Outro nome que ganhou destaque foi do jovem Arthur Gabriel, lateral esquerdo de 20 anos que foi inscrito pelo Palmeiras no Campeonato Paulista nos últimos dias. Com o planejamento de promover um rodízio neste início de temporada, o garoto passou a figurar no elenco profissional e pode ser uma opção para substituir Piquerez ou Jefté.

Foi justamente em meio à ausência de Jefté que Arthur foi chamado para reforçar o plantel principal. O reserva de Piquerez se recuperava de um edema na coxa esquerda e o Cria da Academia apareceu como opção para a função. Diante deste cenário, o jovem estreou no profissional no último sábado ao ser titular contra o Mirassol.

Imagem do artigo:Reforços caseiros: veja quem é a dupla da base do Palmeiras elogiada por Abel

(Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

O lateral esquerdo teve 48 ações com a bola e concluiu 89% dos passes. O garoto foi bastante acionado no campo de ataque e contribuiu com um passe decisivo e um cruzamento certo. Defensivamente, não cometeu erros graves e acumulou um desarme e uma recuperação de bola, além de ter ganhado um duelo pelo chão.

Nascido em São Paulo (SP), Arthur Gabriel estava na base do Palmeiras desde 2017 e foi convocado para defender a equipe sub-20 na Copinha deste ano. Ele marcou um gol e deu uma assistência no torneio de base, mas deixou a concentração para servir o profissional do Verdão.

Elogios do professor

Titulares na vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol, Luís Pacheco e Arthur foram elogiados por Abel Ferreira. O treinador não escondeu a satisfação com a base alviverde, que tem um histórico recente de muitos frutos positivos, como Endrick, Estêvão, Luis Guilherme e Kevin.

“É isso, mas se não ganhar títulos, eles vão ser aplaudidos? Olha, essa é nossa função. Ele [Arthur] não cruza, ele passa. As características… às vezes, quando olhamos o trabalho do treinador. O grande mérito é dos jogadores. O treinador tem que criar um compromisso com o trabalho, uma mentalidade competitiva, mas quem cruza, quem passa, quem decide, são os jogadores. Agora, lógico que eu, como o treinador, vejo o Arthur que não cruza, passa, fez sete ou oito passes para área, e isso nos ajuda com que a competitividade do plantel seja boa, não só dos mais velhos como dos mais novos. Ver um Luís que se mostra para o jogo, com coragem, também é bom”, disse Abel.

“Mas aqui é sempre mais, né? Não venho nenhum treinador a fazer o que faço aqui. Às vezes não ganhamos títulos, mas ganhamos os jogadores, ganhamos muito dinheiro com vendas, damos credibilidade ao Palmeiras, interna e externamente. Temos uma responsabilidade financeira, mas ninguém quer saber disso. As pessoas querem títulos e temos que continuar nesse caminho, ser uma equipe consistente. que jogue sempre para ganhar, com processos, com responsabilidade financeira. Vamos continuar a fazer isso com fizemos nos últimos cinco anos. Temos sido uma equipe extremamente competitiva”, concluiu.

Próximos jogos do Palmeiras

  • Novorizontino x Palmeiras (quarta rodada do Paulistão)
  • Data e horário: 20/01 (terça-feira), às 20h (de Brasília)
  • Local: Estádio Dr. Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP)
  1. Palmeiras x São Paulo (quinta rodada do Paulistão)
  2. Data e horário: 24/01 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
  3. Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Saiba mais sobre o veículo