Reforma de São Januário: venda do potencial construtivo adia início das obras | OneFootball

Reforma de São Januário: venda do potencial construtivo adia início das obras | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Papo na Colina

Papo na Colina

·09 de janeiro de 2026

Reforma de São Januário: venda do potencial construtivo adia início das obras

Imagem do artigo:Reforma de São Januário: venda do potencial construtivo adia início das obras

O Vasco ainda não tem uma data definida para o início da reforma de São Januário, principal projeto estrutural do clube para os próximos anos. A previsão inicial era que as obras começassem no início de 2026, mas entraves burocráticos relacionados à venda do potencial construtivo do estádio acabaram atrasando o cronograma.

A modernização de São Januário é tratada internamente como estratégica, tanto do ponto de vista esportivo quanto financeiro. No entanto, o avanço do projeto depende diretamente da concretização das negociações envolvendo o potencial construtivo.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Reforma de São Januário: venda do potencial construtivo adia início das obras

São Januário, estádio do Vasco (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

O principal progresso até o momento ocorre nas tratativas com a SOD Capital, empresa interessada na aquisição da maior parte do potencial construtivo. As partes já possuem um acordo verbal, e a expectativa nos bastidores é de que a operação seja concluída em breve. Inicialmente, o prazo para finalização era 12 de dezembro, mas o Vasco deixou claro desde o início que poderia estender esse período para acomodar o andamento do processo — o que de fato vem acontecendo.

Além da SOD Capital, outras duas empresas negociam a compra de parcelas menores do potencial construtivo e estão em estágio avançado de conversas. Contudo, essas vendas pontuais não seriam suficientes para gerar o fluxo de caixa necessário para dar início imediato às obras, o que reforça a importância do acordo principal.

O projeto do novo São Januário prevê uma capacidade entre 44 mil e 46 mil torcedores. A informação foi confirmada pelo vice-presidente geral do Vasco, Renato Brito, durante participação na edição especial do Lance! Talks – Rio, Capital Mundial do Esporte, realizada em novembro de 2025.

Imagem do artigo:Reforma de São Januário: venda do potencial construtivo adia início das obras

Gramado de São Januário apresenta manchas (Foto: Pedro Cobalea / Lance!)

Enquanto aguarda a definição do início das obras, o Vasco também estuda alternativas para mandar seus jogos durante o período de reforma, com o estádio Nilton Santos surgindo como uma das principais opções. Apesar do otimismo nos bastidores, o cronograma segue indefinido e o início da reforma permanece como uma incógnita.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: ThreadBlueskyTwitterFacebookInstagramYoutubeTiktok e Google News.

Saiba mais sobre o veículo