Gazeta Esportiva.com
·26 de novembro de 2025
Reforma do estatuto, base, chance de retorno de Tite e mais: Stabile comenta bastidores do Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·26 de novembro de 2025

Osmar Stabile, presidente do Corinthians, comentou sobre os diversos assuntos que rondam os bastidores do clube na última terça-feira, em entrevista na zona mista após o evento de lançamento da Copinha de 2026. O mandatário corintiano trouxe seu posicionamento sobre o adiamento da votação da reforma do estatuto, a reformulação na base, o transfer ban e comentou até mesmo a possibilidade de uma mudança no comando técnico.
A votação do anteprojeto de reforma do estatuto do Corinthians, que seria realizada na última segunda-feira, no Parque São Jorge, em reunião do Conselho Deliberativo, foi suspensa.
O plenário votou, por unanimidade, que o clube precisa de uma mudança em sua constituição. Entretanto, membros do CD argumentaram que é necessário mais tempo para discutir alguns termos do projeto. Na visão de Stabile, a ampliação do debate pode ser benéfica ao clube.
“Aconteceu a reunião e o Conselho entendeu que deveria não votar nenhuma pauta naquele momento. Eu vejo que isso tem que ser resolvido o mais rápido possível. O presidente do Corinthians continua trabalhando independente do estatuto. Temos que trabalhar para reestruturar a parte administrativa, a parte financeira, e estamos fazendo isso de forma intensa”, analisou o mandatário.
“Democraticamente, eles resolveram. O presidente não interfere na questão do estatuto, ele simplesmente cumpre o que está no estatuto. Isso foi uma ideia dos conselheiros, o presidente do Conselho acatou e aceitou discutir um pouco mais a respeito dessas pautas. Acredito que isso é benéfico para o Corinthians, discutir mais, para que saia um estatuto dentro da expectativa do Corinthians”, prosseguiu.
Foram marcadas dez audiências públicas para debater os tópicos do projeto. Ao término deste processo, o novo estatuto será votado pelo CD em fevereiro de 2026 e, posteriormente, passará pela Assembleia Geral dos sócios. Portanto, o rito deve ser concluído somente em março do ano que vem.
O Corinthians tem feito uma reformulação geral nas categorias de base desde que Stabile assumiu a presidência do clube. Alex Brasil, executivo da base, foi demitido e substituído por Erasmo Damiani. Houve também trocas no comando técnico das equipes sub-17 e sub-20, com as saídas de Raphael Laruccia e Orlando Ribeiro, e as chegadas de Guilherme Nascimento e William Baptista.
Ainda no início da gestão Stabile, o Corinthians dispensou uma série de atletas contratados durante o mandato de Augusto Melo e prmooveu diversas mudanças entre as lideranças do departamento. Além disso, nos últimos dias, a diretoria também demitiu três funcionários das categorias de base. Os desligamentos teriam sido motivados por redução de custos.
“Nós temos o sub-20 montado, o time está trabalhando normalmente. O que nós temos preparado é para ganhar a Copinha novamente. Não há problema nenhum. Toda a reestruturação do futebol de base está sendo feita. Toda a equipe, temos sub-20, sub-17, sub-15 normalmente. A reestruturação foi porque realmente estava inchado o departamento e tivemos que diminuir. Não tem problema nenhum, está dentro do script e dentro daquilo que foi pré-estabelecido”, afirmou Stabile.
Maior campeão da Copinha, com 11 títulos, o Corinthians está no Grupo 8, com sede em Jaú, no interior de São Paulo (SP). O Timão enfrentará XV de Jaú (SP), Trindade (GO) e Luverdense (MT).
O Corinthians está impedido de registrar jogadores desde agosto devido a uma dívida de cerca de R$ 40 milhões com o Santos Laguna, do México, referente à contratação do zagueiro Félix Torres. O clube vive a expectativa de quitar o montante até o fim do ano. O prazo é o mesmo para tentar chegar a um acordo com o estafe de Matías Rojas, a quem o Timão deve R$ 45 milhões.
“A expectativa é que a gente pague [o transfer ban] até dezembro. Temos ainda a questão do Rojas, que estamos negociando. Temos a expectativa de que agora no mês de dezembro a gente também consiga resolver esse problema, parcelando da forma que estivemos conversando”, disse o presidente do Corinthians.
Por fim, Stabile ainda foi questionado sobre um possível retorno de Tite ao Corinthians. Como revelado pela Gazeta Esportiva, o clube não descarta a possibilidade de contratar o treinador para 2026. A diretoria alvinegra aguarda o desfecho da atual temporada para tomar uma decisão. O mandatário alvinegro, porém, despistou e preferiu exaltar Dorival Júnior.
“Eu tenho que respeitar o técnico que está hoje, o Dorival. Ele é um técnico que está trabalhando conosco, está atendendo a expectativa dentro do possível. O Dorival segue conosco e entendo que ele deve continuar para o ano que vem”, afirmou Stabile.
Tite está livre no mercado e, no último sábado, anunciou a retomada de sua carreira. Ele interrompeu a trajetória profissional por cerca de sete meses para cuidar da saúde mental. Já Dorival Júnior tem contrato com o Corinthians até o final de 2026.
Apesar de Stabile ter destacado a continuidade de Dorival para a próxima temporada, a reportagem apurou que a continuidade do trabalho ainda será avaliada pela diretoria do Corinthians.
Ao vivo









































