Reforma do estatuto, base, chance de retorno de Tite e mais: Stabile comenta bastidores do Corinthians | OneFootball

Reforma do estatuto, base, chance de retorno de Tite e mais: Stabile comenta bastidores do Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·26 de novembro de 2025

Reforma do estatuto, base, chance de retorno de Tite e mais: Stabile comenta bastidores do Corinthians

Imagem do artigo:Reforma do estatuto, base, chance de retorno de Tite e mais: Stabile comenta bastidores do Corinthians

Osmar Stabile, presidente do Corinthians, comentou sobre os diversos assuntos que rondam os bastidores do clube na última terça-feira, em entrevista na zona mista após o evento de lançamento da Copinha de 2026. O mandatário corintiano trouxe seu posicionamento sobre o adiamento da votação da reforma do estatuto, a reformulação na base, o transfer ban e comentou até mesmo a possibilidade de uma mudança no comando técnico.

Votação da reforma estatutária adiada

A votação do anteprojeto de reforma do estatuto do Corinthians, que seria realizada na última segunda-feira, no Parque São Jorge, em reunião do Conselho Deliberativo, foi suspensa.


Vídeos OneFootball


O plenário votou, por unanimidade, que o clube precisa de uma mudança em sua constituição. Entretanto, membros do CD argumentaram que é necessário mais tempo para discutir alguns termos do projeto. Na visão de Stabile, a ampliação do debate pode ser benéfica ao clube.

“Aconteceu a reunião e o Conselho entendeu que deveria não votar nenhuma pauta naquele momento. Eu vejo que isso tem que ser resolvido o mais rápido possível. O presidente do Corinthians continua trabalhando independente do estatuto. Temos que trabalhar para reestruturar a parte administrativa, a parte financeira, e estamos fazendo isso de forma intensa”, analisou o mandatário.

“Democraticamente, eles resolveram. O presidente não interfere na questão do estatuto, ele simplesmente cumpre o que está no estatuto. Isso foi uma ideia dos conselheiros, o presidente do Conselho acatou e aceitou discutir um pouco mais a respeito dessas pautas. Acredito que isso é benéfico para o Corinthians, discutir mais, para que saia um estatuto dentro da expectativa do Corinthians”, prosseguiu.

Foram marcadas dez audiências públicas para debater os tópicos do projeto. Ao término deste processo, o novo estatuto será votado pelo CD em fevereiro de 2026 e, posteriormente, passará pela Assembleia Geral dos sócios. Portanto, o rito deve ser concluído somente em março do ano que vem.

Reformulação na base e Corinthians pronto para Copinha

O Corinthians tem feito uma reformulação geral nas categorias de base desde que Stabile assumiu a presidência do clube. Alex Brasil, executivo da base, foi demitido e substituído por Erasmo Damiani. Houve também trocas no comando técnico das equipes sub-17 e sub-20, com as saídas de Raphael Laruccia e Orlando Ribeiro, e as chegadas de Guilherme Nascimento e William Baptista.

Ainda no início da gestão Stabile, o Corinthians dispensou uma série de atletas contratados durante o mandato de Augusto Melo e prmooveu diversas mudanças entre as lideranças do departamento. Além disso, nos últimos dias, a diretoria também demitiu três funcionários das categorias de base. Os desligamentos teriam sido motivados por redução de custos.

“Nós temos o sub-20 montado, o time está trabalhando normalmente. O que nós temos preparado é para ganhar a Copinha novamente. Não há problema nenhum. Toda a reestruturação do futebol de base está sendo feita. Toda a equipe, temos sub-20, sub-17, sub-15 normalmente. A reestruturação foi porque realmente estava inchado o departamento e tivemos que diminuir. Não tem problema nenhum, está dentro do script e dentro daquilo que foi pré-estabelecido”, afirmou Stabile.

Maior campeão da Copinha, com 11 títulos, o Corinthians está no Grupo 8, com sede em Jaú, no interior de São Paulo (SP). O Timão enfrentará XV de Jaú (SP), Trindade (GO) e Luverdense (MT).

Novidades sobre o transfer ban?

O Corinthians está impedido de registrar jogadores desde agosto devido a uma dívida de cerca de R$ 40 milhões com o Santos Laguna, do México, referente à contratação do zagueiro Félix Torres. O clube vive a expectativa de quitar o montante até o fim do ano. O prazo é o mesmo para tentar chegar a um acordo com o estafe de Matías Rojas, a quem o Timão deve R$ 45 milhões.

“A expectativa é que a gente pague [o transfer ban] até dezembro. Temos ainda a questão do Rojas, que estamos negociando. Temos a expectativa de que agora no mês de dezembro a gente também consiga resolver esse problema, parcelando da forma que estivemos conversando”, disse o presidente do Corinthians.

Tite no radar?

Por fim, Stabile ainda foi questionado sobre um possível retorno de Tite ao Corinthians. Como revelado pela Gazeta Esportiva, o clube não descarta a possibilidade de contratar o treinador para 2026. A diretoria alvinegra aguarda o desfecho da atual temporada para tomar uma decisão. O mandatário alvinegro, porém, despistou e preferiu exaltar Dorival Júnior.

“Eu tenho que respeitar o técnico que está hoje, o Dorival. Ele é um técnico que está trabalhando conosco, está atendendo a expectativa dentro do possível. O Dorival segue conosco e entendo que ele deve continuar para o ano que vem”, afirmou Stabile.

Tite está livre no mercado e, no último sábado, anunciou a retomada de sua carreira. Ele interrompeu a trajetória profissional por cerca de sete meses para cuidar da saúde mental. Já Dorival Júnior tem contrato com o Corinthians até o final de 2026.

Apesar de Stabile ter destacado a continuidade de Dorival para a próxima temporada, a reportagem apurou que a continuidade do trabalho ainda será avaliada pela diretoria do Corinthians.

Próximos jogos do Corinthians

  1. Corinthians x Botafogo (36ª rodada do Brasileirão)
  2. Data e horário: 30/11 (domingo), às 16h (de Brasília)
  3. Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
  • Fortaleza x Corinthians (37ª rodada do Brasileirão)
  • Data e horário: 03/12 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Saiba mais sobre o veículo