Reforma do Estatuto: entenda o que está em jogo na votação desta segunda no Corinthians | OneFootball

Reforma do Estatuto: entenda o que está em jogo na votação desta segunda no Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·24 de novembro de 2025

Reforma do Estatuto: entenda o que está em jogo na votação desta segunda no Corinthians

Imagem do artigo:Reforma do Estatuto: entenda o que está em jogo na votação desta segunda no Corinthians
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na noite desta segunda-feira (24), o Corinthians viverá mais um importante momento relacionado à sua política institucional. A partir das 19h, o Conselho Deliberativo (CD) se reúne no Teatro do Parque São Jorge para analisar e votar o anteprojeto da reforma do estatuto alvinegro, assim como as emendas ao texto produzidas desde sua apresentação, em 27 de outubro.

A reunião marca o desfecho de um rito que se iniciou em fevereiro de 2024, quando a comissão de reforma estatutária foi instituída pelo CD, após a conclusão, por parte dos conselheiros, de que o conjunto de normas do Corinthians estava defasado e necessitava de atualização. O trâmite, que tinha previsão inicial de conclusão no final daquele ano, acabou atrasado pelo processo de impeachment do ex-presidente Augusto Melo, que foi concluído apenas em agosto de 2025.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Reforma do Estatuto: entenda o que está em jogo na votação desta segunda no Corinthians

Foto: Reprodução/Corinthians

Dentre os principais assuntos que foram abordados no texto do anteprojeto, estão o direito de voto ao sócio adimplente do Fiel Torcedor, a regulação do rito de instituição de uma possível SAF no clube, a adequação do estatuto à Lei Geral do Esporte, a profissionalização da diretoria por meio da inclusão de um CEO na diretoria, da adoção de um plano de cargos e salários e da instituição de um portal da transparência, além de diversas mudanças no formato das eleições e na composição dos órgãos diretivos e fiscalizadores.

Existe, porém, a possibilidade de que a votação do texto, em si, ainda não ocorra hoje. A Central do Timão apurou que grupos políticos ligados ao Parque São Jorge vem se posicionando de diversas maneiras ao longo dos últimos dias, com demandas visando a suspensão ou cancelamento da reunião desta segunda-feira, ou ainda o prolongamento dos debates, com votação em data posterior.

Esta última possibilidade, por sinal, já havia sido levantada também pelo Conselho de Orientação (CORI), que desde o início da semana passada se envolveu em uma troca de notas oficiais com o CD, promovendo críticas ao rito da reforma e ao texto produzido pela comissão, pedindo o cancelamento da votação – pedido que não foi atendido.

Em resposta, o Conselho Deliberativo enviou ofícios detalhando como o anteprojeto foi construído, indicando a origem de dezenas de propostas a partir das sugestões enviadas por chapas, coletivos, torcidas organizadas e associados do clube, assim como o detalhamento de 37 emendas propostas após a apresentação do texto em outubro, também com o indicativo de autoria. Posteriormente, outro ofício do CD ainda sinalizou o acolhimento de diversas sugestões técnico-jurídicas feitas pelo próprio CORI.

Vários cenários, desta forma, estão abertos para a reunião desta segunda-feira. Um deles é que alguma votação seja realizada, ainda que para uma quantidade limitada de itens do anteprojeto. Outra é o prolongamento das discussões, acarretando na continuidade da sessão em outro dia. Por fim, outra possibilidade, ainda que remota, é a rejeição de qualquer alteração e o encerramento da pauta.

Ainda existe o risco de judicialização do rito, caso algum grupo político fique insatisfeito com a condução do processo nesta noite. O desfecho da reunião terá impacto relevante ao clube, especialmente no aspecto eleitoral. Isso pois, caso a reforma não passe no CD neste ano, um eventual direito de voto do sócio do FT não poderia ser aplicado nas eleições de 2029/30 (a depender do mandato diretivo que o novo estatuto definiria), devido à falta de tempo hábil para que estes novos eleitores cumpram o tempo mínimo de associação.

É importante pontuar que qualquer aprovação de mudanças no estatuto corinthiano precisará, ainda, ser validada pelos associados do Parque São Jorge em assembleia. Atualmente, já existe uma reunião convocada para o próximo dia 20 de dezembro para este fim, que ocorrerá apenas caso o CD aprove um novo estatuto para o Corinthians. Ainda não é certo, portanto, que esta assembleia ocorrerá de fato.

Existe a possibilidade de a reunião do CD ser transmitida nesta segunda-feira. O pedido havia sido feito por um associado do clube e membro do Coletivo Família Corinthians a Romeu Tuma Júnior, presidente do órgão, na última terça-feira (18), e deferido pelo dirigente dois dias depois. A transmissão em si, porém, depende de autorização da diretoria – a Central do Timão procurou o clube nesta segunda-feira, mas não obteve resposta se a Corinthians TV transmitirá a reunião.

Veja mais:

Imagem do artigo:Reforma do Estatuto: entenda o que está em jogo na votação desta segunda no Corinthians

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!

Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50

Saiba mais sobre o veículo