Santos FC
·24 de abril de 2025
Refugiados do Malawi disputam torneio com camisas doadas pelo Santos FC

In partnership with
Yahoo sportsSantos FC
·24 de abril de 2025
Em parceria com a ONG Fraternidade sem Fronteiras, o Santos FC distribuiu 30 peças para o projeto social de Malawi, que oferece aulas de futebol, matemática e inglês. O projeto é voltado para crianças refugiadas de Dzaleka, no Malawi, que já participaram da YDS Pre-Season Cup, em Blantyre, no sul do país, utilizando as camisas do Peixe.
A iniciativa partiu de Gilberto e Selma Afonso, santistas e voluntários da organização, que conheceram o técnico Bahati Isalimya Malaki, ex-jogador de futebol africano e torcedor do Santos. Prontamente, a dupla solicitou a doação ao presidente Marcelo Teixeira, que mandou distribuir os uniformes para os jovens africanos.
O modelo das camisas doadas homenageia um dos momentos mais importantes do futebol, quando o Santos viajou à Nigéria, em 1969, para disputar uma partida amistosa com a seleção do Meio-Oeste do país africano. O local, que estava em meio a um conflito armado, parou para ver o Rei do Futebol, o que consagrou o Peixe como o único clube capaz de parar uma guerra.