Leonino
·10 de maio de 2025
Registos em dérbis causam dor de cabeça a Rui Borges antes do Benfica - Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·10 de maio de 2025
Rui Borges, que treina o Sporting desde dezembro de 2024, luta para se sagrar campeão nacional no Clube de Alvalade
|
Sporting e Benfica medem forças, este sábado, num duelo que será decisivo nas contas do título de campeão nacional. No plantel leonino, quase todos os jogadores – à exceção de Rui Silva e Biel – sabem o que é jogar o dérbi. Os atletas em maior destaque são Pote, com quatro golos marcados em duelos frente aos encarnados, e Gonçalo Inácio e Nuno Santos, que já disputaram 11 encontros frente ao rival.
Analisando os registos, verifica-se que Pote - que deverá ser titular no jogo deste sábado - é o melhor marcador em dérbis, no atual plantel do Sporting. Em maio de 2021, o médio assinou dois golos, na derrota frente ao Benfica (4-3), no Estádio da Luz. Na época 2022/23, voltou a faturar no reduto do rival, contribuindo para o empate 2-2, na 16.ª jornada dessa edição do campeonato.
notícias relacionadas
< >
Já na temporada passada, novo golo do internacional português, na vitória dos verdes e brancos por 2-1, numa partida a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. No total, são quatro remates certeiros de Pote frente ao Benfica, com a camisola do Sporting. Logo atrás, surge Viktor Gyokeres que já marcou três golos às águias. O goleador sueco está muito empenhado em atingir a marca dos 100 tentos ao serviço do Clube de Alvalade – nesta altura, soma 95.
Ao nível de experiência em dérbis, Nuno Santos – que é baixa certa, devido a lesão – e Gonçalo Inácio são os mais cotados, ambos com 11 duelos disputados frente ao clube da Luz. O ala estreou-se na vitória por 1-0, em Alvalade, em fevereiro de 2021, sob o comando de Ruben Amorim. Já o defesa-central foi lançado pelo ex-treinador do Sporting no jogo da segunda volta da mesma época, que os leões perderam por 4-3, no Estádio da Luz. A fechar o top-5 de mais utilizados em dérbis, surgem Matheus Reis, Pote e Ricardo Esgaio, todos com 10 presenças.
Destaque ainda para Geny Catamo, uma vez que o jovem ala tem sido talismã nos últimos jogos frente ao Benfica para o campeonato. Vale lembrar que o internacional moçambicano marcou os dois golos do triunfo caseiro (2-1) frente ao rival, na época passada, e, já em 2024/25, voltou a ser decisivo ao assinar o remate certeiro que valeu a vitória ao Sporting (1-0), em Alvalade, na 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic.