Regra das 5️⃣ substituições ganha força para virar permanente | OneFootball

Regra das 5️⃣ substituições ganha força para virar permanente | OneFootball

Icon: OneFootball

OneFootball

Ian Chicharo Gastim·27 de outubro de 2021

Regra das 5️⃣ substituições ganha força para virar permanente

Imagem do artigo:Regra das 5️⃣ substituições ganha força para virar permanente

A International Football Association Board (IFAB), que regulamenta as regras do futebol, apoiou que se torne permanente a opção de até cinco substituições por time durante um jogo.

Em um comunicado, divulgado nesta quarta-feira (27), a entidade recomendou que as “competições devem poder decidir sobre o aumento o número de suplentes”.


Vídeos OneFootball


Seguindo uma série de pedidos de confederações, associações, ligas e outras partes interessadas importantes para que esta opção seja introduzida de forma permanente nas Leis do Jogo (Edição 2022/23), a IFAB recomendou que as competições devem poder decidir sobre o aumento o número de suplentes de acordo com as necessidades do ambiente futebolístico.

Ainda que a decisão final caberá às competições, a recomendação da IFAB promete jogar pressão para cima da Premier League, que voltou a ter apenas três suplentes.

E em dezembro de 2020, clubes ingleses bloquearam a introdução de cinco substituições novamente, motivando críticas de Pep Guardiola e Jürgen Klopp.

A maioria das ligas europeias importantes e a Champions League ainda permitem atualmente as cinco substituições.

Estabelecida na volta do futebol, em maio de 2020, após a paralisação dos campeonatos devido à pandemia, a regra temporária vai estar em vigor até dezembro de 2022, após uma extensão da regra em maio de 2021.

Na época, o conselho de administração da IFAB deu a todas as principais competições internacionais programadas para serem concluídas até 31 de dezembro de 2022, a opção de permitir que as equipes usem até cinco substitutos.

De acordo com o site The Athletic, a recomendação provavelmente será carimbada na assembleia geral anual do IFAB em março de 2022, após ser discutida em sua reunião de negócios em novembro.


Foto de destaque: Massimo Rana/Getty Images