oGol.com.br
·16 de outubro de 2025
Reinaldo persegue recorde de Gabriel e Paulo Baier no Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·16 de outubro de 2025
Há um intruso entre os artilheiros do Brasileirão de 2025. Reinaldo, do Mirassol, mostrou mais uma vez seu poderio ofensivo nesta quarta-feira, liderando a vitória sobre o Internacional, por 3 a 1. Foi o 10º gol do lateral veterano, um feito raro para um jogador de defesa.
Brigar pela artilharia do Brasileirão é uma meta distante para Reinaldo, mas a marca dos dez gols é histórica. Poucos atletas de defesa conseguiram o feito ao longo do Brasileirão. E apenas três ultrapassaram a barreira: Luan Cândido, Gabriel e Paulo Baier.
O recorde pertence aos dois últimos citados acima, e são praticamente da mesma época, nos pontos corridos, mas ainda com mais rodadas. Paulo Baier começou a ganhar destaque como lateral-artilheiro no Goiás, em 2004. Anotou 14 gols... Mas em 40 partidas. O poderio ofensivo o fez ser adiantado cada vez mais em campo, e repetiu os 14 gols em 2008, já atuando em outra função.
Em 2005 foi a vez de Gabriel, na época no Fluminense, repetir os 14 gols de Baier, em 37 jogos. Em um Tricolor armado no 3-5-2 por Abel Braga, o lateral tinha maior liberdade para avançar em campo e explorar sua maior qualidade, a capacidade ofensiva.
Reinaldo tem 27 jogos e mais 11 oportunidades para entrar em campo e aumentar a sua contagem. Precisa de quatro gols para igualar Baier e Gabriel. Não será fácil. Mas o lateral tem muitos outros motivos para comemorar. O Mirassol festejou recentemente a sua grande meta: permanecer na primeira divisão. E pode mais. Atualmente em quarto, poderá chegar à Libertadores logo na temporada de estreia na elite, e com o lateral como um dos principais responsáveis pelo feito...