Reinvenção à prova: Vasco enfrenta o Mirassol em teste decisivo para a Copa do Brasil | OneFootball

Reinvenção à prova: Vasco enfrenta o Mirassol em teste decisivo para a Copa do Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·02 de dezembro de 2025

Reinvenção à prova: Vasco enfrenta o Mirassol em teste decisivo para a Copa do Brasil

Imagem do artigo:Reinvenção à prova: Vasco enfrenta o Mirassol em teste decisivo para a Copa do Brasil

Com chance matemática de rebaixamento inferior a 1%, o Vasco tem como objetivo voltar ao Top-8 do Brasileirão. Para isso acontecer, além de secar os rivais que estão na frente – Grêmio, Corinthians e São Paulo – o Cruz-Maltino precisa ganhar do Mirassol. O jogo acontece nesta terça-feira, em São Januário, pela 37ª rodada da competição.

A oitava posição pode dar uma vaga na próxima Copa Libertadores. Isso acontece em caso de título de Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil. Ambos estão garantidos no G7 do Brasileirão. No entanto, o Vasco também briga para ser campeão da competição nacional, mas é sempre bom ter um plano B. O Cruz-Maltino não disputa o principal torneio do continente desde 2018.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Reinvenção à prova: Vasco enfrenta o Mirassol em teste decisivo para a Copa do Brasil

Mudança tática fez Andrés Gómez brilhar contra o Internacional. Foto: Matheus Lima / Vasco

Além da importância do resultado, o jogo contra o Mirassol servirá como um ótimo teste para o Vasco chegar forte contra o Fluminense, na semifinal da Copa do Brasil. A começar pelas mudanças promovidas pelo técnico Fernando Diniz, que resultaram na goleada sobre o Internacional, por 5 a 1, na última sexta-feira, em São Januário.

Reinvenção ou simples coincidência?

A escalação de Thiago Mendes no lugar de Hugo Moura melhorou a saída de bola do Vasco. Dessa forma, Coutinho não precisou voltar tanto ao campo de defesa e jogou mais próximo da área adversária, podendo explorar o que tem de melhor, que é o chute de longa distância. Em duas finalizações, o camisa 10 levou bastante perigo. Na primeira, obrigou Rochet a fazer grande defesa. Já na segunda, a bola explodiu na trave.

A inversão de posicionamento de Nuno Moreira com Andrés Gómez também foi um grande acerto de Fernando Diniz. Com o colombiano pela esquerda, o Vasco passou a ter velocidade pelos dois lados do campo, tendo em vista que Paulo Henrique costuma usar o corredor pelo lado direito. Piton e Nuno Moreira conseguem também atuar por dentro, dando ao Cruz-Maltino mais equilíbrio e posse de bola pelos dois setores.

Vale destacar também que o Mirassol faz uma grande campanha, bem diferente do Internacional. Portanto, uma vitória do Vasco sobre o Leão Caipira, quarto lugar do Brasileirão, indica que a reinvenção do time recolocou o Cruz-Maltino no caminho certo para sonhar com o título da Copa do Brasil. Afinal de contas, dará uma tranquilidade maior para Diniz poupar jogadores desgastados na última rodada, contra o Atlético, na Arena MRV.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Saiba mais sobre o veículo