AVANTE MEU TRICOLOR
·18 de abril de 2026
Relacionado pela primeira vez após 4 meses, Felisberto ultrapassa Maik em corrida de Cotia pela lateral

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·18 de abril de 2026

A lateral-direita do São Paulo atravessa um momento de reorganização sob o comando do técnico Roger Machado, com trajetórias que vêm se cruzando em direções opostas. De um lado, Maik, que começou o ano em ascensão, hoje vive um cenário de perda de espaço. Do outro, Igor Felisberto, ainda no sub-20, mas cada vez mais presente no cotidiano do elenco principal.
A situação de Maik chama a atenção não só pela queda em sua minutagem, mas pela ausência recente até mesmo nas listas de relacionados. Já são cinco jogos seguidos fora, incluindo a vitória sobre o O’Higgins, sem qualquer indicação oficial de problema físico. Pelo contrário: o lateral segue aparecendo normalmente nas imagens dos treinamentos desde pelo menos o final de março.
Segundo apurado pelo AVANTE MEU TRICOLOR, a comissão técnica entenderia que o jogador não tem atingido o nível esperado nos treinos, além de ainda não ter conseguido se adaptar às exigências táticas de Roger. A resposta do treinador, após o último jogo, não se aprofundou no tema, mas delimitou o critério.
“Essas são as minhas escolhas para o momento. A história de cada atleta comigo começa a ser contada a partir do momento em que eu chego. Isso não é imutável. Pode mudar conforme o momento e a produtividade de cada um”, disse.
Desde a chegada de Roger, Maik foi relacionado para quatro das nove partidas do time e entrou em campo apenas uma vez, na derrota para o Atlético-MG, quando atuou por 83 minutos. Desde então, saiu de cena de forma progressiva. A última presença em uma lista foi no clássico contra o Palmeiras, em 21 de março. É um grande contraste com o início da temporada, quando, sob o comando de Hernán Crespo, chegou a desbancar Cédric Soares na disputa pela posição.
Promovido ao profissional na última temporada, Maik tem 18 jogos e dois gols e apareceu recentemente num estudo recente do CIES Football Observatory como uma das principais promessas sub-23 do Campeonato Brasileiro, ocupando a 11.ª posição, com destaque sua eficiência defensiva pelo chão. Ainda assim, o momento atual aponta para um futuro indefinido, que se traduz em boatos de uma possível saída no meio do ano. Conforme o AVANTE MEU TRICOLOR apurou, o futebol suíço está de olho na situação do jogador.
Enquanto isso, Igor Felisberto começa a ocupar o espaço deixado em aberto. Aos 19 anos, o lateral-direito tem sido presença constante nas atividades do elenco principal e já colhe os primeiros sinais de confiança.
Relacionado para o jogo de logo mais contra o Vasco, volta a figurar entre os convocados pela primeira vez desde janeiro e apenas a sexta vez em sua trajetória profissional.
Embora tenha sido titular em cada uma das cinco primeiras rodadas do Brasileiro sub-20 deste ano, ele não foi chamado para o empate de quinta-feira (16) com o Avaí, em Florianópolis (SC), o que indicava seu possível uso por Roger.
A avaliação interna é de que o jogador “furou a fila” por seu desempenho nos treinos. Inicialmente atrás de Lucas Ramon, Cédric, Maik e Moreira, o garoto ganhou posições recentes na hierarquia e já aparece à frente dos dois últimos, embora Moreira também venha treinando no meio-campo.
O clube trata Igor como mais uma joia de Cotia, com contrato até o fim de 2029 e passagens frequentes pela seleção brasileira sub-20, incluindo o último período de amistosos contra o Paraguai, na Data Fifa do mês passado.
No cenário atual, a hierarquia da lateral direita parece definida no topo: Lucas Ramon como titular e Cédric como primeira alternativa. Abaixo deles, porém, a disputa está em aberto e em movimento.
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo





































