Jogada10
·28 de maio de 2024
In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·28 de maio de 2024
A estreia de Álvaro Pacheco pelo Vasco se aproxima. Será no domingo (2), no Maracanã, em clássico contra o Flamengo, válido pela sétima rodada do Brasileirão. Após quatro partidas sendo comandados pelo interino Rafael Paiva, será a vez do português estar à frente do time.
O Jogada10 relembra, então, como foram as estreias dos últimos cinco treinadores do Cruz-Maltino, levando em consideração apenas os contratados de fato para o cargo (ou seja, excluindo interinos).
Álvaro Pacheco comandará o Vasco pela primeira vez no domingo (2) – Foto: Leandro Amorim/Vasco
A lista inicia com Zé Ricardo, que passou pela segunda vez à frente do Cruz-Maltino, em 2022. Foi ele quem começou aquela temporada, que marcava o segundo ano seguido de Série B para o time da Colina. E a estreia foi positiva, com vitória por 4 a 2 sobre o Volta Redonda em pleno Raulino de Oliveira, pela abertura do Cariocão.
Em 2022, Zé Ricardo fez sua segunda passagem pelo Vasco – Rafael Ribeiro / Vasco
Seu sucessor também deu sorte na estreia: Maurício Souza chegou após Zé Ricardo aceitar proposta de time japonês e deixar o clube com a Série B em andamento. O novo treinador venceu difícil duelo contra o Londrina, fora de casa, por 1 a 0, em junho do mesmo ano.
Sua passagem por São Januário, porém, não durou muito: apenas oito jogos, com três vitórias, três empates e duas derrotas (aproveitamento de 48,5%). E lá foi o Vasco para seu terceiro treinador no ano.
Mauricio Souza durou apenas oito partidas no comando da equipe carioca – Foto: Daniel RAMALHO / CRVG
O tetracampeão mundial Jorginho chegou com o objetivo claro de atingir o acesso à Série A e ele fez por onde. Em sua terceira passagem na Colina (como treinador), conseguiu devolver o time carioca à elite do futebol brasileiro. Sua estreia, porém, foi com derrota por 2 a 1, sobre o Grêmio, pela 29ª rodada da Segundona.
Jorginho foi quem subiu o Vasco de volta à elite após dois anos na Série B – Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
Maurício Barbieri, então, foi o treinador escolhido para tentar a sorte no retorno da equipe à primeira divisão. Até estreou com vitória: 2 a 0 sobre a Portuguesa, pela terceira rodada do Carioca (o interino Emílio Faro comandou os dois primeiros jogos do torneio). Mas sua passagem se encerrou de maneira melancólica, com o time perdendo seis partidas seguidas e se afundando na zona do rebaixamento do Brasileirão.
Maurício Barbieri não deixou saudades em São Januário – Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
Seu sucessor foi Ramón Díaz, argentino que estreou com derrota em casa para o Athletico (2 a 0), mas que conseguiu um grande feito. Levantou o moral do time e engrenou bons resultados, com o Gigante da Colina se safando, assim, de um quinto rebaixamento na última rodada do Brasileirão 2023.
Último treinador do clube, Ramón Díaz conseguiu manter o clube na elite – Foto: Leandro Amorim / Vasco