Gazeta Esportiva.com
·10 de dezembro de 2025
Relembre os melhores e piores momentos de Abel Ferreira no Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 de dezembro de 2025

Nessa quarta-feira, o Palmeiras anunciou a renovação de contrato do técnico Abel Ferreira. O português está à frente do alviverde há cinco anos e seu novo vínculo é válido até o final de 2027.
Com uma trajetória marcada por altos e baixos, a Gazeta Esportiva separou seis ótimos momentos do técnico palmeirense e seis episódios não tão bons do português.
Leia também: Leila celebra renovação de Abel com o Palmeiras: “Extremamente importante” Abel recebe título de sócio remido do Palmeiras Torcedores se dividem após renovação de Abel com Palmeiras; veja repercussão
Logo em seu primeiro ano no Brasil, Abel Ferreira conquistou a Libertadores de 2020, batendo o Santos na grande final. Por conta da pandemia, a final foi realizada no início de 2021 com torcida reduzida no Maracanã.
No final de 2021, o Palmeiras se consagrou campeão do torneio novamente, desta vez vencendo o Flamengo. Com gol de Deyverson, o Verdão se tornou o único time a vencer duas vezes a taça no mesmo ano.
Um dos momentos mais marcantes da conquista da América de 2021 foi a semifinal contra o River Plate. O Alviverde venceu o River por 3 a 0 na Argentina. E, mesmo perdendo a volta por 2 a 0 em pleno Allianz Parque, o Palmeiras se classificou para a decisão da Libertadores.

Abel Ferreira celebra seu primeiro título da Libertadores, no Maracanã. (Foto: Staff Images / Conmebol)
Também em 2020, o Palmeiras venceu a Copa do Brasil pela quarta vez em sua história. Durante o torneio, diversos jogadores desfalcaram o time por conta de covid-19. Apesar dos problemas pandêmicos, o Verdão venceu o Grêmio por 3 a 0 no agregado. Foi o primeiro título nacional de Abel Ferreira no comando da equipe.
Em 2022, o Palmeiras venceu o Campeonato Brasileiro, estando à frente da tabela durante boa parte do ano. Com destaque para a ótima temporada de Gustavo Scarpa, que foi o jogador com mais assistências da competição.
Já em 2023, o Botafogo liderou o Brasileirão por 33 rodadas consecutivas, até sofrer uma virada histórica por 4 a 3 em duelo direto contra o Verdão. O êxito no Nilton Santos deu o gás necessário para os paulistas assumirem a ponta e levantarem o troféu.
Abel Ferreira chegou a todas as finais de Campeonato Paulista que participou e, dentre os anos de 2022 a 2024, se sagrou campeão. Batendo São Paulo, Água Santa e Santos nas finais, o técnico igualou o feito de Oswaldo Brandão, ainda nos anos 1930.

Abel Ferreira com a taça do Brasileirão 2022, no Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco / Palmeiras)
No Campeonato Brasileiro de 2023, o time de Abel Ferreira precisava de uma vitória no estádio Nilton Santos para diminuir a diferença do líder Botafogo para três pontos. Na primeira etapa, o time da casa anotou três gols e confirmava seu favoritismo. No segundo tempo, porém, o Palmeiras marcou quatro vezes e garantiu a remontada que resultou no título daquele ano.
Já na semifinal da Libertadores de 2025, o Alviverde perdeu para a LDU por 3 a 0 na altitude de Quito. Dentro do Allianz Parque, os equatorianos viram o time de Abel dominar a partida e aplicar a maior virada da história de uma semifinal de Libertadores.
Após tirar o Palmeiras de uma fila de 21 anos sem conquistar a América, Abel Ferreira buscou o título mundial no Catar. Apenas uma semana depois de conquistar a Libertadores, o Palmeiras foi para Al Rayyan com a esperança de enfrentar o Bayern de Munique, mas acabou realizando a pior campanha de um sul-americano à época. Depois de cair para o Tigres-MEX na semifinal, o Palmeiras perdeu nos pênaltis para o Al-Ahly-EGI e terminou na quarta posição da competição.
Defendendo o título da Copa do Brasil de 2020, o Palmeiras foi sorteado contra o CRB na terceira fase de 2021. Após vencer em Alagoas, o Verdão perdeu em pleno Allianz Parque e, nos pênaltis, caiu na estreia do torneio mata-mata.
Após vencer a Libertadores em 2020 e 2021, igualando o feito do Santos de Pelé e do São Paulo de Telê, o Palmeiras de Abel mirava um feito inédito para o futebol brasileiro em 2022: conquistar a América três vezes consecutivas. Porém, apesar de uma campanha quase perfeita, com oito vitórias e dois empates antes da semifinal, o Verdão caiu a um passo da decisão. Depois de perder no Paraná, o time paulista até conseguiu virar no Allianz Parque, mas viu o Athletico-PR empatar e encerrar o sonho alviverde.
Em 2023, veio uma nova queda na semifinal da Libertadores. Após eliminar Atlético-MG e Deportivo Pereira-COL no mata-mata, o Palmeiras enfrentou seu algoz, o Boca Juniors, e novamente foi eliminado nos pênaltis, em pleno Allianz Parque. No ano seguinte, a eliminação veio mais cedo, mais uma vez em casa. Contra o Botafogo, o Verdão quase fez uma “noite mágica”, mas acabou sendo eliminado pelo placar agregado de 4 a 3.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
A maior polêmica de Abel Ferreira ocorreu fora dos gramados. Em 2023, na reta final do Brasileirão, o Al-Sadd, do Catar, alegou ter firmado um pré-contrato com o técnico português para assumir a equipe no início do ano seguinte. O clube do Oriente Médio acionou a Fifa, e a polêmica só foi resolvida neste ano, quando o Palmeiras fez um acordo envolvendo os direitos econômicos do meia Giovani.
Voltando a 2021, Abel Ferreira teve uma marca negativa no comando do Palmeiras. Seu primeiro vice-campeonato pelo clube foi no Campeonato Paulista daquele ano, quando o Alviverde perdeu para o São Paulo, que saiu de uma fila de nove anos sem levantar um troféu.
Além disso, no outro vice estadual do comandante, ocorrido nesta temporada, Abel não alcançou a marca inédita do tetra consecutivo e também tirou outro rival da fila. Ao perder para o Corinthians na decisão, o Palmeiras encerrou um jejum de oito temporadas do Timão.
Ainda nesta temporada, o Palmeiras acumulou outros resultados negativos e, pela primeira vez, Abel sofreu críticas da torcida. Além do vice paulista para o Corinthians, o Verdão, apesar de ter competido até o fim em todos os torneios, amargou uma temporada sem títulos pela primeira vez desde 2019.
Uma das maiores críticas da torcida foi o fato de o Palmeiras ter sido vice-campeão em três competições. No Brasileirão e na Libertadores, a equipe ficou atrás do Flamengo e foi eliminada na Copa do Brasil pelo rival Corinthians. Na Copa do Mundo de Clubes, o Alviverde caiu nas quartas de final para o Chelsea, que se sagrou campeão do torneio.









































