Gazeta Esportiva.com
·18 de dezembro de 2025
Relembre os melhores momentos do Santos na temporada 2025

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·18 de dezembro de 2025

A temporada do Santos teve contornos de emoção, mas muitos santistas tiraram um peso dos ombros com a confirmação da permanência na elite do Campeonato Brasileiro. Entretanto, apesar do sofrimento em meio às dificuldades, o Alvinegro Praiano passou por algumas situações positivas no ano, tanto dentro como fora de campo. Desta forma, a Gazeta Esportiva separou alguns dos melhores momentos do Peixe nesta temporada. Confira!
O retorno de Neymar da Silva Santos Júnior ao Santos após 12 anos gerou comoção nacional e movimentou a Baixada Santista. O Peixe anunciou a contratação do meia-atacante no dia 31 de janeiro deste ano e deu um presente de Natal atrasado aos torcedores, que depositaram altas expectativas na volta do craque. Mais experiente e com um estilo de jogo diferente, o craque deixou a camisa 11 e passou a usar o número 10 do ídolo Pelé.
No mesmo dia, Neymar foi oficialmente apresentado como jogador do Santos em uma grande festa na Vila Belmiro. Mais de 10 mil pessoas estiveram presentes para acompanhar o retorno do atacante, que se emocionou chorou muito ao subir no palco montado no centro do estádio. Após discursar, ele deu uma volta olímpica e chutou algumas bolas para a torcida.
Neymar sofreu quatro lesões na temporada, com prazos de recuperação que giraram em torno de um mês. Foram duas contusões musculares na coxa esquerda, uma na coxa direita e uma no menisco do joelho esquerdo. Apesar disso, o craque correspondeu dentro de campo quando conseguiu sequência. Nos últimos jogos do ano, o camisa 10 jogou no sacrifício pelas dores no joelho e, mesmo assim, foi decisivo para a permanência na Série A.
O craque do Santos encerrou a temporada como vice-artilheiro da equipe, com 11 gols marcados e quatro assistências distribuídas em 28 partidas, sendo 23 como titular.

O Santos teve alguns jogos marcantes na atual temporada, como a vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo na Vila Belmiro (14ª rodada do Brasileirão), a vitória por 3 a 2 sobre o Fortaleza na Arena Castelão (12ª rodada) e até mesmo as vitórias nos jogos contra o São Paulo por 1 a 0 (24ª rodada) e Palmeiras (também por 1 a 0, em jogo atrasado da 13ª rodada). Entretanto, o principal destaque vai para o clássico contra o Corinthians.
O clássico alvinegro, válido pela 28ª rodada, tinha contornos importantes para o Santos, que ainda estava brigando ativamente contra o rebaixamento no Brasileirão. O Peixe ainda veio para o jogo sem Neymar, que se recuperava de lesão, e contra um rival que vinha embalado por uma vitória por 3 a 0 sobre o quarto colocado Mirassol.
Mas futebol é futebol, e o Santos dominou totalmente o Corinthians na Vila Belmiro. O Alvinegro Praiano fez talvez o seu melhor jogo sob o comando do técnico Juan Pablo Vojvoda e foi superior do início ao fim, criando oportunidades de gol e sabendo se defender. Zé Rafael abriu o placar cedo com um gol de cabeça e Barreal marcou um golaço na reta final do primeiro tempo, aumentando a vantagem santista.
Na etapa final, o Santos chegou a abrir 3 a 0 com um gol de Rollheiser, de pênalti. Raniele até diminuiu para o rival de Itaquera, mas o Alvinegro Praiano soube segurar o resultado e controlou a partida sem dificuldades. A vitória com certeza foi marcante para muitos torcedores, sobretudo para os que estiveram presencialmente na Vila Belmiro.

Elenco do Santos comemora gol de Zé Rafael contra o Corinthians (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
Por fim, outro momento importante para o Santos na temporada foi a sagrada permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, selada de fato na última rodada. A briga se intensificou nos últimos jogos da competição, mas o Peixe conseguiu resultados positivos e terminou na 12ª colocação, conquistando até mesmo uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.
O Peixe encerrou a temporada com uma sequência invicta de seis partidas, sua maior série no ano. Foram quatro vitórias contra Cruzeiro, Palmeiras, Sport e Juventude, e dois empates contra Internacional e Mirassol. Os triunfos diante de Sport (3 a 0 em casa), Juventude (3 a 0 fora) e Cruzeiro (3 a 0 na Vila) vieram nas últimas três rodadas e confirmaram a permanência da equipe santista na elite.
Além disso, o Santos também voltará a disputar uma competição internacional após três anos. O clube terá, ao todo, quatro torneios em 2026: Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil.










































