Gazeta Esportiva.com
·18 de dezembro de 2025
Relembre os melhores momentos do São Paulo na temporada 2025

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·18 de dezembro de 2025

A temporada de 2025 do São Paulo ficou longe do que a torcida esperava, mas, mesmo em um ano marcado por problemas e irregularidade, o time teve alguns momentos que merecem registro. Entre jogos decisivos, classificações importantes e breves períodos de melhora coletiva, o Tricolor conseguiu, em certos recortes da temporada, aliviar a pressão e se manter competitivo nas competições que disputou. A Gazeta Esportiva relembrou os principais momentos positivos do São Paulo em 2025. Veja!
Na retrospectiva de 2025, poucos jogos traduzem tão bem o espírito comopetitivo do São Paulo quanto a classificação diante do Atlético Nacional, pela Libertadores. No Morumbis lotado, o Tricolor escreveu um capítulo que teve gosto de revanche por 2016 e simbolizou resiliência em um ano de altos e baixos. Contra um rival que já havia causado feridas continentais no passado, o time são-paulino avançou às quartas de final nos pênaltis, com Rafael assumindo o papel de herói e reacendendo a conexão entre equipe e torcida.
O roteiro foi carregado de tensão. Depois de um empate sem gols na Colômbia, o São Paulo entrou em campo pressionado, mas respondeu rápido. Logo no início, André Silva abriu o placar e incendiou o Morumbis, dando a sensação de que a vaga poderia ser resolvida no tempo normal.
O Atlético Nacional, no entanto, mostrou por que é um adversário tradicionalmente indigesto e conseguiu o empate na segunda etapa, levando a decisão para a marca da cal e trazendo de volta fantasmas que rondam o clube em noites continentais.
Foi aí que a noite ganhou contornos de redenção. Rafael defendeu uma cobrança logo no início da disputa e mudou o clima do estádio. Cada pênalti convertido pelo São Paulo parecia empurrado pela arquibancada, enquanto o erro decisivo dos colombianos abriu caminho para a classificação selada por Cédric Soares.

Créditos: Rubens Chiri, Nilton Fukuda e Paulo Pinto/Saopaulofc
Um dos momentos mais marcantes da temporada do São Paulo em 2025 foi a sequência de cinco vitórias consecutivas que simbolizou a melhor fase do time no ano.
Sob o comando de Hernán Crespo, que havia chegado ao clube poucas semanas antes, o Tricolor mudou o clima interno, ganhou competitividade e passou a apresentar um futebol mais consistente. A arrancada afastou de vez o risco de rebaixamento, colocou a equipe em evidência no Campeonato Brasileiro e reacendeu a confiança da torcida.
Com 100% de aproveitamento no período, equilíbrio entre ataque e defesa, bons números coletivos e vitórias importantes, o São Paulo engatou uma sequência positiva que começou com o empate em 2 a 2 diante do Red Bull Bragantino, fora de casa, e ganhou força com vitórias importantes pelo Brasileirão, como o 2 a 0 sobre o Corinthians no Morumbis, o triunfo por 1 a 0 contra o Juventude como visitante, além do 3 a 1 diante do Fluminense e do 2 a 1 sobre o Internacional.
No meio do caminho, o Tricolor ainda venceu o Athletico-PR por 2 a 1, no Morumbis, pela Copa do Brasil, na partida de ida das quartas de final.

Créditos: Paulo Pinto / São Paulo FC
Mesmo em meio a um cenário de forte pressão e resultados irregulares, o São Paulo encontrou na base um dos pontos mais positivos da temporada de 2025. Ao longo do ano, o clube recorreu com frequência aos jovens formados em Cotia, que foram lançados em contextos de alta exigência e responderam com personalidade.
Dez atletas da base estrearam no time profissional, mostrando que, apesar das dificuldades, o Tricolor seguiu produzindo soluções internas. Entre eles, Maik se destacou de forma especial ao assumir a titularidade da lateral direita, ganhar sequência e se firmar como peça importante do elenco, combinando solidez defensiva e presença constante no apoio ao ataque.
Além de Maik, outros jovens formados em Cotia também ganharam espaço e fizeram suas estreias no profissional ao longo da temporada. Hugo (volante), Lucas Ferreira (atacante), Lucca (atacante), Matheus Alves (meia), Nicolas (lateral-esquerdo), Paulinho (atacante), Ryan Francisco (atacante) e Young (goleiro) foram utilizados em diferentes momentos de 2025, ampliando o leque de opções do elenco em um ano marcado por oscilações e necessidade de renovação.
Dessa lista, dois atletas já deixaram o clube no meio do ano: Matheus Alves foi negociado com o CSKA, enquanto Lucas Ferreira acertou sua transferência para o Shakhtar.










































