oGol.com.br
·04 de março de 2026
Renato Gaúcho destaca trabalho para recuperar a confiança dos jogadores e desejo de voltar a treinar

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·04 de março de 2026

Quase duas décadas depois, Renato Gaúcho está de volta ao Vasco. Nesta quarta-feira (4), o treinador foi oficialmente apresentado em São Januário. Nas primeiras palavras como técnico cruz-maltino, Portaluppi reforçou o desejo de voltar ao trabalho.
"Estou com muita vontade e tesão de trabalhar. Gosto do que faço. Se não, estaria na minha praia jogando futevôlei e tomando chope. Se estou aqui, é porque gosto do que faço", destacou Renato.
O comandante volta ao trabalho após seis meses de "descanso", depois da saída do Fluminense. Na chegada, Portaluppi revelou que a prioridade do Vasco na temporada será o Brasileirão, onde o clube está na lanterna ainda sem vencer.
"O Vasco tem três competições. O Brasileiro é prioridade. Tem Copa do Brasil e Sul-Americana. Vamos buscando. Onde o Vasco vai chegar, eu não sei. É difícil para todos, não será fácil para nós. Vamos tentar andar nas três competições, mas a prioridade sempre vai ser o Brasileiro", confirmou.
Com contrato até o final desta temporada, Renato revelou não haver multa rescisória no seu contrato e que servirá ao clube até o momento em que a direção e a torcida desejarem.
"O treinador vive de vitórias. Vive de resultados no Brasil. Lá fora muitas vezes os resultados não vêm, mas é mantido. Se não der resultado no Brasil, a primeira cabeça a rolar é no Brasil. Deus queira que eu permaneça até dezembro, que o clube queira renovar. Eu vim para trabalhar porque estou com tesão. Não tem multa no contrato. Enquanto eu puder entregar, eu continuo", explicou Renato Gaúcho.
"No momento que clube e torcida acharem que não dá, vou sair de cabeça erguida pela porta da frente, com tranquilidade. Por isso não coloco multa. Sempre venho para trabalhar. Vou procurar fazer de tudo para que o torcedor volte a apoiar 90 minutos. Essa cobrança com alguns jogadores, peço também que apoiem", completou.
Durante a entrevista, Renato Gaúcho reforçou a necessidade de um trabalho de remobilização psicológica dentro do elenco e que confia nas peças à disposição.
"Mostrar para eles como temos que trabalhar a partir de certas coisas que têm acontecido dentro de campo. É fundamental passarmos confiança para o jogador. Vamos treinar a parte física, técnica, tática, jogadas ensaiadas... mas é fundamental passar confiança. Eu fui jogador e sei disso", ressaltou.
"Eu quero alegria. Trabalhar duro, mas com alegria. Você sempre rende mais trabalhando contente. Quero um time livre, leve e solto. Essa confiança é fundamental. Se você não tiver a confiança do teu chefe, mesmo que você faça besteira, você vai render muito mais. A parte psicológica eu trabalho bem. Vão ver um time bem leve, mas com muita responsabilidade", complementou.
Ainda sem revelar como montará o time para a sua estreia, o treinador destacou que o primeiro desafio será reforçar o sistema defensivo e diminuir os espaços deixados. Renato destacou que irá procurar um esquema que deixe a equipe equilibrada no ataque e na defesa.
A estreia do treinador será apenas na próxima semana. Com oito dias para trabalhar, o primeiro compromisso de Renato Portaluppi será no retorno do Brasileirão, contra o Palmeiras, em São Januário.









































