MundoBola Flamengo
·21 de julho de 2025
Renato Gaúcho diz que Flamengo só venceu por falha do Fluminense

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·21 de julho de 2025
Derrotado pelo Flamengo por 1 a 0, no último domingo (20), o técnico Renato Gaúcho culpou uma falha específica do Fluminense pelo revés no Maracanã. Segundo o técnico, o Tricolor fez grande partida, com exceção do lance que permitiu a cabeçada de Léo Ortiz e o gol de Pedro.
Na coletiva de imprensa após o jogo, Renato analisou a partida e disse que o Fluminense impediu com sucesso que o Flamengo criasse chances. Ainda que não tenha levado perigo, o técnico comemorou o fato de ter conseguido travar a progressão do Rubro-Negro.
"Jogo bastante truncado, taticamente minha equipe fez uma partida muito boa. Criamos pouco, mas o Flamengo também criou pouco. Chances claras de gol, ninguém havia tido. E, em um lance, de novo, com falha nossa, acabamos tomando o gol no final", reclamou.
No entanto, o técnico do Fluminense culpou uma desatenção geral — que já teria ocorrido na última rodada, contra o Cruzeiro — pelo gol da derrota. No lance, Léo Ortiz desviou cobrança de escanteio na primeira trave e Pedro chegou para emendar às redes na segunda.
"Essa desatenção que a gente teve também no primeiro tempo do jogo contra o Cruzeiro [na última rodada]. E nós pagamos caro", afirmou Renato Gaúcho.
Ressaltando que espera ver o Flamengo na briga pelo título do Brasileirão, Renato Gaúcho ainda elogiou o Fluminense por ter conseguido resistir tanto tempo. O rival abdicou do ataque, é verdade, mas conseguiu segurar o 0 a 0 por boa parte do confronto no Maracanã.
"E eu fiquei muito feliz com minha equipe em campo hoje, tirando a parte do gol. Fizemos uma partida taticamente muito boa. Jogamos contra um adversário que com certeza briga pelo título. E foi um jogo praticamente parelho", analisou.
Na análise sobre um possível domínio da partida, Renato Gaúcho admitiu que o Flamengo controlou a posse de bola durante o clássico. No entanto, voltou a dizer que o gol só foi criado devido a uma falha do sistema do Fluminense.
"O Flamengo teve mais a bola, mas chances de gol foram criadas de ambas as partes. E o Flamengo conseguiu, em uma falha nossa, fazer o gol e nos vencer. É lógico que o que interessa é o resultado", disse.
Naturalmente, Renato citou também a decisão de poupar alguns jogadores para o clássico, fruto do calendário atropelado que os principais clubes do futebol brasileiro vivem. Nos casos dos rivais, são três torneios em disputa: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores (Flamengo) ou Sul-Americana (Fluminense).
"Se for ver todos os jogos, os clubes têm três competições. E os que ficaram aqui estão poupando jogadores. Porque e como eu não vou poupar?", questionou.
Por fim, Renato voltou a defender a decisão de rodar o elenco e garantiu que, se escalar o mesmo time em todos os jogos, vai começar a perder atletas por lesão.
"A não ser que eu não pense, e sou pago para pensar, e que coloque minha equipe toda hora em campo e comece a perder jogadores por lesão muscular. Aí, vocês colocam na balança se estou certo ou errado", finalizou Renato Gaúcho.