Renegados, centroavante inglês e ex-prodígio alemão levam clube a título inédito nos EUA | OneFootball

Renegados, centroavante inglês e ex-prodígio alemão levam clube a título inédito nos EUA | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·02 de outubro de 2025

Renegados, centroavante inglês e ex-prodígio alemão levam clube a título inédito nos EUA

Imagem do artigo:Renegados, centroavante inglês e ex-prodígio alemão levam clube a título inédito nos EUA

As vezes é preciso respirar novos ares para reencontrar sua vocação. Foi assim com o inglês Sam Surridge e o alemão Hany Mukhtar. A dupla, de passado promissor na Europa, teve de atravessar um oceano para descobrir seu espaço no mundo do futebol, e agora com uma cadeira cativa na história do Nashville SC.

O primeiro título tem sempre sabor especial. Com apenas nove anos de história, o Nashville levantou o troféu da US Cup nesta quarta-feira ao derrotar o Austin FC na final. Os gols da vitória, por 2 a 1, foram justamente da dupla de renegados vinda da Europa.


Vídeos OneFootball


O nome de Hany Mukhtar pode dizer pouco para quem não acompanha a MLS nos dias de hoje. Mas o alemão foi um grande prodígio em seu país. Em 2014, foi dele o gol que definiu o título da Eurocopa Sub-19, sobre Portugal. Mukhtar, então meia, parecia ter tudo para despontar como craque na Alemanha. Mas não deu certo.

A história da trajetória de Hany Mukhtar, dos fracassos na transição ao renascimento na MLS, já foi contada de forma completa aqui em oGol em 2022 (basta clicar aqui para conferir o artigo). Foi no Nashville que Mukhtar descobriu que ainda poderia ser grande - é o maior goleador da história do clube - e nesta quarta-feira com mais um passo para construir a idolatria no clube.

Sam Surridge fez uma caminhada diferente. Teve de sair de baixo até conquistar o seu espaço. Mas o fez cedo, como Mukhtar, e a tempo de representar a seleção inglesa sub-21. Surridge não pode reclamar da carreira: defendeu clubes de diversas divisões da Inglaterra e chegou à Premier League. Mas nunca teve grande destaque na elite inglesa.

A decisão de deixar o tradicional Nottingham Forest para seguir para a MLS pode ser considerada ousada. Sam Surridge demorou um pouco a se adaptar, mas assim que o fez repetiu o sucesso de seu parceiro Mukhtar.

Artilheiro da US Cup, com seis gols, Sam Surridge vive sua melhor temporada na carreira em 2025, em seu terceiro ano nos Estados Unidos. Foram 28 gols e três assistências em 35 jogos até o momento.

O Nashville continua vivo também no principal torneio dos EUA, a MLS. É o sexto colocado no grupo leste, com classificação encaminhada para a próxima fase eliminatória. Com uma dupla de renegados do futebol europeu, renascidos nos Estados Unidos, o clube sonha em adicionar mais troféus a sua sala. O primeiro já está na estante.

Saiba mais sobre o veículo