MundoBola
·18 de dezembro de 2025
Renovação de Filipe Luís com o Flamengo fica para depois do recesso

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·18 de dezembro de 2025

A reunião entre Filipe Luís e a diretoria do Flamengo para definir a renovação deve acontecer apenas na próxima semana. Após a final do Intercontinental contra o PSG, o treinador e o diretor de futebol José Boto entraram em período de folga e viajaram para a Europa, o que adiou o encontro previsto para esta quinta-feira (18).
Filipe Luís seguiu para a Espanha, enquanto José Boto viajou a Portugal. Existe a possibilidade de o dirigente aproveitar a passagem pelo país para conversar com Jorge Mendes, empresário do técnico, mas qualquer avanço deve ocorrer apenas a partir de segunda-feira (22), quando termina o período de descanso. A informação é do portal 'ge'.
As primeiras conversas pela renovação de Filipe Luís com o Flamengo foram no primeiro semestre, mas a decisão foi focar na temporada. Passados os títulos, Boto, Bap e Filipe sinalizaram a assinatura de um novo contrato. Resta definir os termos do novo acordo, que contará com uma valorização salarial ao comandante do ano histórico de 2025.
Mesmo admitindo o sonho de voltar à Europa, Filipe Luís reforçou após a final contra o PSG que sua realidade é o Flamengo. O treinador soma cinco títulos desde que assumiu o comando em outubro de 2024 e terminou a temporada com Brasileirão, Libertadores e o vice mundial decidido nos pênaltis.
"Estamos em negociação para renovar. Todo mundo sabe meu sonho. Obviamente, quero voltar à Europa um dia. No momento, minha realidade é o Flamengo. Estou muito feliz com esses jogadores, me deram a vida. Me sinto representado, sinto que sou no campo quando vejo a minha equipe. A única coisa que controlo é uma conversa que haverá amanhã entre o presidente, Boto e eu", disse Filipe.
Antes da final contra o PSG, José Boto foi questionado sobre a renovação de Filipe Luís com o Flamengo e fez elogios públicos ao treinador. O diretor de futebol comparou o técnico rubro-negro a Roberto De Zerbi, com quem trabalhou no Shakhtar e destacou a dedicação no dia a dia.
Além disso, entende que mais uma temporada no clube será importante visando o mercado europeu: “Já trabalhei com muitos treinadores novos e o comparo ao De Zerbi. Ele é incrivelmente dedicado, trabalha incansavelmente analisando os adversários e a própria equipe. Depois de mais um ano aqui, estará pronto para a Europa”.
Boto também reforçou a importância da continuidade do trabalho e alertou para o impacto de uma possível saída. Segundo o dirigente, toda a estrutura esportiva do Flamengo foi pensada a partir das ideias de Filipe Luís, o que torna a renovação benéfica para o clube e para o próprio treinador.









































