Zerozero
·26 de setembro de 2025
Residente no topo da tabela: Vizela bate Leixões e segue invicto na II Liga

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·26 de setembro de 2025
Grão a grão, o FC Vizela enche o papo! Nesta sexta-feira, a formação minhota bateu o Leixões por 2-0, em duelo a contar para a sexta jornada da Liga Portugal 2 Meu Super, e deu sequência à invencibilidade na competição, colocando-se provisoriamente no topo da tabela classificativa.
O emblema de Matosinhos entrou melhor na partida, com trocas de bola rápida e fundamentando os ataques com apoios nos corredores laterais, aproveitando a linha defensiva de três homens da equipa da casa.
Werton e Bryan Róchez foram as principais figuras do início da partida, mas depois do quarto de hora o Vizela equilibrou as ações e começou a criar dificuldades ao adversário, principalmente através de passes longos que exploravam as costas da defesa adversária.
Depois de um duelo marcado pela falta de eficácia ofensiva na primeira metade, Ricardo Sousa alterou o esquema tático da equipa para um 4-3-3 no intervalo, em busca de promover estabilidade defensiva e dar força ao ataque vizelense - o que não demorou muito a mostrar resultados.
Aos 71 minutos, Miguel Tavares recebeu junto da linha do meio-campo e colocou um passe longo em Loppy. O avançado francês tocou com a cabeça, aproveitou uma má saída de Miguel Morro e só teve de encostar para o primeiro da partida.
Aos 89 minutos, um erro fatal do guarda-redes do Leixões, Miguel Morro, que entregou a bola a Moha Moukhliss, permitiu ao médio do Vizela ampliar a vantagem e selar o resultado com um remate à distância.
Este resultado coloca a turma de Matosinhos na sétima posição com sete pontos, somando a terceira derrota consecutiva no campeonato. Do lado contrário os orientados de Ricardo Sousa levam os três pontos, assinalando um pedido de desculpas aos adeptos depois da derrota diante do Sintrense, a contar para a prova rainha.
Onze do FC Vizela:
Antonio Gomís, Rodrigo Ramos, Aleksandar Busnic, José Sampaio, Jean-Pierre Rhyner, Jota Gonçalves, Moha Moukhliss, Yassin Fortuné, Heinz Mörschel, Miguel Tavares, Thio
Onze do Leixões:
Miguel Morro, Paulinho Mota, Lourenço Henriques, Rafael Santos, Simãozinho, Dokou Dodo, Naldo, Salvador Agra, Ângelo Neto, Werton, Bryan Róchez
1':
Começou a partida
6':
Leixões: Werton
conduz o esférico a partir da esquerda para o inteiror do terreno e entrega para Róchez. O atleta hondurenho esticou-se e ainda tocou no esférico, mas a oportunidade saiu à figura!
13':
Leixões: Paulinho Mota
ganhou espaço à direita no terço ofensivo e cruza para o miolo da grande área. Róchez sobe ao segundo andar, mas falha no enquadramento do cabeceamento
21':
FC Vizela: Rodrigo Ramos
segura o esférico na sequência do canto, desloca-se até à linha final e atira contra Miguel Morro!! Remate muito forte a obrigar a intervenção do guardião espanhol
25':
O Leixões assumiu o leme do confronto nos dez minutos iniciais com saídas curtas e troca rápida de bola em fase inicial e a explorar as alas no último terço. Com uma linha de três centrais, o Vizela não estava a responder muito bem, mas paulatinamente vai ganhando ritmo e intensidade, pedido a pressão adversária nas saídas de bola. Sem lances vistosos, o jogo é disputado de parte a parte pelas duas formações.
31':
Aleksandar Busnic (FC Vizela) está caído no relvado depois de ser atingido por um remate de Naldo. Vai ser assistido pela equipa médica
40':
Leixões: Werton
falha no momento decisivo!! O jogador brasileiro parte da esquerda para o corredor central em velocidade a ganhar espaço à marcação e deixa para Róchez. O hondurenho devolveu o esférico e deixou Werton isolado na frente do guardião, que não conseguiu finalizar para o fundo das redes
45 +2':
As equipas recolhem aos balneários numa partida marcada pela (quase) nula aproximação à baliza adversária. Nos lances mais evidentes, Rodrigo Ramos atirou contra o Miguel Morro e Werton tremeu diante da baliza vizelense. O Vizela vai ganhando pulmão com jogo a dois toques e passes entre linhas para desbloquear desmarcações, enquanto o Leixões vai agora apostando na verticalidade com passes longos. A discussão nos balneários será importante para que umas das equipas possa abrir o ativo ao segundo tempo!
46':
O Vizela parece ter feito uma alteração em busca de promover uma linha defensiva de quatro unidades, que pode ser fundamental na segunda parte!
49':
FC Vizela: Damien Loppy
arranca na direita e tenta o remate na grande área, mas Rafael Santos interceta a oportunidade
56':
FC Vizela: Heinz Mörschel
recebe passe de Miguel Tavares no interior do terreno, ganha espaço e tira o remate na entrada da área. A tentativa ia bem encaminhada, mas bate na defensiva do Leixões antes de sair do terreno de jogo
71':
GOLO FC Vizela! Damien Loppy marca
Damien Loppy marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Miguel Tavares recebeu à esquerda, junto à marcação da linha do meio campo, levantou a cabeça e entregou com um passe longo para Loppy. O avançado francês tocou com a cabeça, aproveitou uma má saída de Miguel Morro e só teve de encostar para o primeiro da partida!
73':
Leixões: Ângelo Neto
atira um grande livre direto para o ângulo superior esquerdo da baliza vizelense, mas Gomís está bem situado e agarra o esférico com segurança
75':
Dito e feito! A mudança tática dada por Ricardo Sousa deu uma nova personalidade à equipa vizelense, que não só conseguiu controlar e desarmar as ofensivas do Leixões, como também ganhou força ofensivamente e desbloqueou o resultado. As bolas em profundidade da equipa da casa estão a dar grandes problemas aos matosinhenses!
89':
GOLO FC Vizela! Moha Moukhliss marca
Moha Moukhliss marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
Erro tremendo de Morro a dar uma oferta ao Vizela! O guardião do Leixões passou a bola a Moukhliss e o atleta da formação vizelense atirou à distância por cima do guardião para junto das redes. Parece que o resultado fica definido com este grande erro da formação visitante!
90 +2':
FC Vizela: Miguel Tavares
atira um pontapé livre para a baliza adversária, mas o esférico passa a rasar o poste esquerdo da baliza de Morro
90 +7':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Miguel Tavares (FCV) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. O avançado de 27 anos foi o principal malabarista da formação da casa e durante a primeira parte encontrou espaços entre as linhas adversárias, mas sem ligações fortes para o apoiar no ataque. No segundo tempo, com o novo esquema tático, ganhou ainda mais vida e desenhou várias jogadas, entre as quais se destaca a do primeiro golo vizelense! Com muita velocidade e magia nos pés, Miguel leva hoje o prémio de MVP do zerozero!
Fim de Jogo:
A disposição tática com mais uma homem na linha defensiva e no ataque (com menos homens no meio-campo) ofereceu ao Vizela tudo aquilo que necessitava! Por um lado geriu melhor as ofensivas do Leixões que deixaram de chegar à grande área com perigo, e por outro lado, teve mais apoio nas deslocações ofensivas. A turma de João Nuno Fonseca tentou responder, mas esteve desprovida de ferramentas para romper as linhas vizelenses. Mérito da equipa da casa que soube gerir o jogo e que aproveitou os erros do guardião adversário!