Chelsea Fans Brasil
·28 de novembro de 2025
Retorno de Cole Palmer, vitória contra o Barcelona, confiança e mentalidade da equipe e derby londrino: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Arsenal pela PL

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·28 de novembro de 2025

O Chelsea tem um grande derby de Londres neste final de semana pela Premier League, quando a equipe de Enzo Maresca recebe o líder Arsenal em Stamford Bridge.
Os Blues vem em uma boa sequência na temporada, ocupando a segunda colocação na Premier League, com uma importante vitória em cima do Burnley no Turf Moor no último final de semana, além de uma grande vitória contra o Barcelona pela UEFA Champions League.
Em Cobham nesta sexta-feira o treinador conversou com a imprensa sobre a partida contra os Gunners.
Iniciando a coletiva, Enzo Maresca forneceu informações sobre seu elenco, revelando a disponibilidade de Cole Palmer, camisa 10 da equipe e grande destaque nas últimas temporadas.
“Ele está disponível para ambos [jogar e ser titular]. Não [há mais preocupações]. Também temos o Dario Essugo, que participou da sessão esta manhã. Então, boas notícias para ambos.”
Estêvão Willian tem se destacado e sido um dos grandes nomes nas últimas semanas, marcando gols importantes e tendo grande impacto dentro de campo.
Autor de um golaço contra o Barcelona no meio de semana, o brasileiro pede passagem na equipe titular de Enzo Maresca.
“É sempre bom quando os que começam e jogam fazem as coisas certas. É bom porque eles dão, nesse caso, sempre me deixam dúvida para os próximos jogos. Mas é importante que, quando têm chance, joguem bem, façam as coisas certas. E aí isso é sempre um bom problema para o treinador.”
O Arsenal lidera a Premier League e a fase de liga da UEFA Champions League, sendo a única equipe com 100% de aproveitamento na competição europeia nesta temporada.
Enzo Maresca falou das qualidades da equipe de Mikel Arteta e como ela tem sido neste início de campanha.
“Com certeza eles defendem de forma fantástica. Qualquer time contra eles, eles têm dificuldade para marcar gols, não só para marcar gols, mas até para criar chances. Então é um time que se defende muito bem. Depois, eles têm armas quando atacam. Então, acho que, como você disse, neste momento eles estão no topo da Champions League, estão no topo da Premier League. E vamos fazer o nosso melhor para vencer o jogo.”
Moisés Caicedo é o grande destaque do meio de campo do Chelsea e Declan Rice do Arsenal. Sendo dois dos grandes meio campistas da Premier League, a disputa no setor na partida deve ser bastante acirrada.
Enzo Maresca falou sobre os jogadores, citando outros grandes meio campistas na competição.
“Acho que a Premier League está cheia de bons jogadores, meio-campistas muito bons. Como você disse, Moises, Declan, Rodri do City, [Elliot] Anderson do Nottingham Forest, [Bruno] Guimarães do Newcastle. Acho que a Premier League está cheia de meio-campistas muito bons.” “É uma parte importante [a disputa no meio de campo], mas não é a única. Acho que é 11 contra 11, aqueles que começam do supino. O panorama geral não é apenas uma parte do quadro. É um jogo grande, primeiro contra segundo.”
Em caso de vitória, o Chelsea pode diminuir a distância para o Arsenal para dois pontos na classificação.
Falando sobre uma possível disputa pelo título da Premier League, Enzo Maresca colocou os pés no chão, admitindo ainda ser cedo para a equipe estar na disputa.
“Acho que ainda é cedo demais, de qualquer forma. Se vencermos, se não ganharmos, acho que é cedo demais. Ainda estamos no final de novembro, ainda faltam cinco, seis meses. Acho muito importante quando estaremos em fevereiro, março, onde estamos, e a partir daí decidimos e vemos se conseguimos alcançar algo importante.”
O Chelsea superou o Barcelona em um grande desafio no meio de semana, não dando chances à equipe catalã em Stamford Bridge.
Apesar do desafio contra o Arsenal ser grande, Enzo Maresca afirmou ser um jogo completamente diferente.
“Acho que, eu disse depois do jogo, é outro grande jogo. Terminamos um contra o Barcelona. Como você disse, ganhamos, foi uma sensação boa e agora temos outro. Agora, se é maior que a anterior, não sei. Para mim, todos são jogos importantes, com certeza. Vencer o Barcelona, ou caso consigamos vencer o Arsenal, é uma sensação agradável. Mas no final, são três pontos.”
Enzo Maresca admitiu que a sensação nos treinos tem sido diferentes nas últimas semanas, à medida que a confiança da equipe vem aumentando com as vitórias e boas atuações.
“Sim, a mentalidade e o clima neste momento para nós são muito bons porque estamos indo muito bem na Premier League, estamos indo muito bem na Champions League. Acho que é uma sensação boa também ver que estamos melhorando, crescendo. Então essa é a melhor sensação para nós.” “Com certeza, sim [foi um clima bom em Stamford Bridge]. Precisamos desse ambiente, precisamos dos torcedores do jeito que eram. E sempre é bom compartilhar esse tipo de momento no final do jogo com todo mundo.”
Em novembro do ano passado a impressão era de que o Chelsea poderia brigar pelo título da Premier League, no entanto a equipe oscilou e lutou para conseguir terminar entre os quatro primeiros colocados da competição.
Enzo Maresca no entanto acredita que o momento da equipe é totalmente diferente de um ano atrás.
“Acho que com certeza é diferente comparado a um ano atrás. É porque passamos mais um ano juntos. Passamos por momentos em que podemos aprender com aquele momento. Por outro lado, para mim ainda é muito cedo. Ainda estamos no final de novembro, dezembro. Então é muito cedo e é importante estar onde estamos agora, em março, abril, e aí veremos.”
Enzo Maresca também revelou ver seus jogadores com uma melhor mentalidade nesta temporada, principalmente podendo conquistar vitórias como a contra o Barcelona.
“Sim, mas esses jogadores, eu entendo que estamos sempre falando do último jogo. Mas acho que esses jogadores mostraram muitas vezes que podem vencer os times grandes. Na Premier League do ano passado, acho que tivemos bons momentos em que conseguimos vencer times grandes.” “Depois o PSG, a final da Copa do Mundo de Clubes. Nesta temporada, não sei, contra Liverpool ou Barcelona. Competimos sempre. Às vezes conseguimos vencer, às vezes não conseguimos vencer. Mas é importante que competimos contra qualquer equipe. Sim [é difícil], mas acho que estamos na direção certa.” “Para mim, pessoalmente, já disse algumas vezes que a única forma de construir uma mentalidade vencedora é vencer partidas, não importa a competição. Acho que estamos na direção certa. Também temos jogadores dentro do vestiário que se comportam como líderes. Eles também estão crescendo nesse aspecto e isso é muito importante, especialmente quando você tem um grupo como o nosso.”
O Arsenal tem sido muito perigoso nas jogadas de bola parada, mostrando muita força no quesito como a equipe com mais gols marcados neste tipo de jogada.
Enzo Maresca falou sobre como defender este tipo de ameaça criada por uma equipe com muito potencial de criar jogadas de perigo.
“Tentamos defender da melhor forma possível. Acho que o Arsenal não joga só contra um ou dois times. O Arsenal marca gols em bolas paradas contra qualquer time. No último jogo contra o Bayern de Munique, eles marcaram o primeiro de escanteio.” “Não é só que eles marcam gols contra. Eles marcam gols contra qualquer equipe. Eles têm um sistema que funciona muito bem e vamos tentar fazer o nosso melhor para defender da melhor forma.”
Enzo Maresca falou sobre o tipo de preparação para a partida contra o Arsenal, revelando ser completamente diferente da partida contra o Barcelona no meio de semana.
“É um desafio diferente, como você disse. Planejamos o jogo contra o Barcelona de uma forma. Precisamos planejar um jogo contra o Arsenal de outra forma e depois veremos no final da partida.”
Voltando a falar sobre o retorno de Cole Palmer, Enzo Maresca revelou ser um impulso para todos os seus companheiros de equipe, ainda revelando que o camisa 10 pode atuar ao lado de Estêvão Willian.
“Sim, todo mundo está feliz. Os companheiros de equipe estão felizes. Estamos todos felizes e o mais importante é que o Cole [Palmer] está feliz porque, no final, um jogador de futebol quer jogar e fazer sessões todos os dias.” “Muito, muito [espero muito de Palmer]. Ele é, como você disse, provavelmente nosso melhor jogador. Estamos felizes que ele voltou. Agora precisamos dar tempo para ele estar 100% em forma. Ele já foi fantástico no passado e, sem dúvida, vai se sair muito bem pelo clube no futuro.” “Eles [Palmer e EStêvão] podem jogar juntos. Depende de qual time, depende um pouco do plano de jogo, mas com certeza eles estão animados. Os torcedores estão animados para assistir aos dois juntos. Também estamos animados, pensando que no final sempre precisamos de um equilíbrio entre as duas fases.”


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo



















