Chelsea Fans Brasil
·21 de outubro de 2025
Retorno de Enzo Fernandez, importância da partida, liderança no elenco: Todas as palavras de Enzo Maresca antes da partida contra o Ajax pela UEFA Champions League

In partnership with
Yahoo sportsChelsea Fans Brasil
·21 de outubro de 2025
Nesta terça-feira (21/10) Enzo Maresca conversou com a imprensa antes da partida do Chelsea contra o Ajax pela terceira rodada da fase de liga da UEFA Champions League.
O Chelsea se recuperou da derrota em sua estreia contra o Bayern Munich, vencendo a equipe do Benfica de José Mourinho por 1-0 em Stamford Bridge.
Com três pontos conquistados, os Blues buscam embalar na competição contra um Ajax que não vive um bom momento.
Em sua coletiva, Enzo Maresca falou sobre o momento de um ex-jogador do Ajax, o jovem Jorrel Hato, que pode enfrentar sua ex-equipe nesta quarta.
“Sim, estamos muito felizes com Jorrel [Hato] desde que ele chegou. Ele está tentando se adaptar um pouco a diferentes competições, futebol inglês, mas estamos muito felizes com ele. Nas primeiras duas, três semanas, ele lutou um pouco em termos de fisicalidade, em termos de intensidade, mas está ficando cada vez melhor.” “Acho que ele pode jogar nas duas [centro da zaga e lateral]. Ele é um jogador muito bom. Ele pode ser zagueiro central ou lateral, mas também pode se juntar a um meio-campista, fases de ataque, então acho que ele pode jogar em posições diferentes.”
Apesar do momento ruim da equipe holandesa, Enzo Maresca destacou as qualidades da equipe, acreditando em um confronto difícil em Stamford Bridge.
“[O Ajax] É uma equipe que tenta jogar sempre, como o DNA do clube. Então, com certeza, será um jogo difícil.”
Marc Guiu foi importante ao sair do banco de reservas contra o Nottingham Forest, mesmo sem ter feito um gol ou concedido uma assistência.
Enzo Maresca revelou que o atacante tem chance de iniciar a partida entre os titulares, além de falar sobre seu retorno de empréstimo.
“Sim, nós o temos, também temos Tyrique [George]. Ele jogou como número 9 no passado, ele se saiu bem. Ele jogou contra o Benfica no passado, mas temos opções diferentes. Vemos se temos mais uma sessão esta tarde e depois decidimos.” “Confiamos em Marc [Guiu], confiamos nele já no ano passado, ele sempre jogou na Conference [League], também demos a ele alguns jogos da Premier League, então temos certeza de que no passado confiamos em Marc, agora ele está novamente conosco e vai jogar os jogos com certeza.”
Enzo Fernandez foi desfalque no final de semana contra o Nottingham Forest, e apesar de estar treinando com a equipe, permanece como dúvida de acordo com Enzo Maresca.
“O Enzo [Fernandez] participou na sessão de ontem, temos mais uma sessão esta tarde, vemos se decidimos com ele amanhã. Mas como eu disse antes e novamente, não era algo com que tivéssemos que nos preocupar, é apenas para tentar proteger Enzo.” “Liam [Delap] está muito perto [do retorno], ele ainda não está trabalhando conosco, ele ainda está fora, mas espero que ele possa começar nos próximos dias, participar da sessão conosco.”
No final de semana o Chelsea foi novamente punido com um cartão vermelho, com Malo Gusto sendo expulso contra o Nottingham Forest.
Enzo Maresca novamente falou sobre a situação dos cartões vermelhos sofridos pela equipe.
“É muito difícil, especialmente porque muitas das lesões que tivemos foram na véspera do jogo ou dois dias antes do jogo, quando já tínhamos uma ideia sobre o jogo. Mas é algo que estamos tentando adaptar e tentar aprender.” “Para os jogadores também é complicado, porque às vezes você planeja alguns jogadores, OK, você quer jogar em uma semana, e de repente você precisa de outros jogadores porque você acaba pensando em começar a lesão. Portanto, é algo que estamos tentando fazer o nosso melhor desde que começamos.” “Com certeza é algo que podemos fazer melhor. Acho que alguns dos cartões vermelhos, vamos evitar isso. Por exemplo, o último, acho que é completamente evitável, porque é 0-3, o jogo acabou.” “Além disso, a outra parte, o outro lado, que eles não querem conceder [gols], eles querem continuar a ser agressivos. Com certeza, quando você concede cinco ou seis cartões vermelhos, não sei exatamente quantos, com certeza há algo que temos que melhorar. É algo que com certeza vamos melhorar.”
Questionado sobre a possibilidade aplicar punições aos jogadores pelos cartões vermelhos concedidos, o que tem prejudicado a equipe, é uma forma de impedi-los, Enzo Maresca disse:
“Pessoalmente, não sou esse tipo de treinador para punir os jogadores. Na minha opinião, não acho que seja a maneira certa de fazer as coisas. Prefiro ajudá-los a entender e, a partir disso, fazer as coisas certas.” “Acho que o cartão vermelho de João Pedro contra o Benfica foi nos últimos minutos do jogo, Malo [Gusto] foi nos últimos minutos do jogo, então depende, são todos tipos diferentes de cartões vermelhos, mas, novamente, se você sofrer um quatro ou cinco, é algo que temos que melhorar.” “Não [não gosto de punir jogadores], porque eu tenho quatro filhos, e quando eles fazem algo errado, eu não os castigo. Eu tento ensiná-los a fazer as coisas certas. E tento tratar os jogadores da mesma maneira. Tento ajudá-los a entender, não puni-los. Então é assim que eu vejo as coisas, pode ser certo ou errado, eu não sei, mas é a maneira que eu vejo as coisas e eu gosto de fazer as coisas.” “Mais uma vez, o cartão vermelho de Malo [Gusto], podemos evitar isso. O cartão vermelho de João [Pedro], provavelmente podemos evitar isso. Todos vocês podem evitar, mas, ao mesmo tempo, se virem o cartão vermelho de Trevoh [Chalobah] contra o Brighton, podem dizer, OK, permita que ele chute, e então veremos. O jogo vs Man United é exatamente o mesmo.” “É uma decisão que você tem que tomar em um segundo, em dois segundos, então não é fácil para os jogadores. Depois, há coisas como a última, acho que foi um grande erro, porque o jogo acabou, está 0-3. Mas, novamente, eles estavam gritando entre eles, eles não querem ceder, esse tipo de coisa também mostra o desejo de que eles não querem ceder, eles querem ser intensos, agressivos.”
Um ponto na última temporada foi a questão da liderança dentro do elenco do Chelsea. Questionado sobre a mudança de postura e a formação da liderança no elenco, Enzo Maresca ressaltou a importância de Reece James como o líder do elenco.
“Absolutamente sim. É muito melhor em comparação com um ano atrás, mas espero que também eu, estou melhor do que há um ano. Acho que depois de um mês, dois meses, tentamos estar todos melhores, mas acho que Reece [James] melhorou muito, temos mais jogadores que estão indo bem nesse sentido, então estamos muito felizes com Reece.”
Enzo Maresca falou na coletiva como espera ver a equipe do Ajax em campo, revelando o que deve ser o elemento chave do confronto desta quarta-feira em Stamford Bridge.
“Como eu disse antes, é um clube que no passado, no presente, eles sempre tentam jogar seu tipo de futebol, então com certeza será um jogo difícil. Eles também são uma equipe e um clube que venceram esta competição no passado, então eles querem provar a todos, os jogadores, o treinador, o clube, mas eles vão vir aqui e tentar fazer o seu melhor para nos vencer, e nós vamos tentar fazer exatamente o mesmo.”
Josh Acheampong tem sido titular regular com mais frequência na equipe. Enzo Maresca falou sobre sua felicidade com o jovem zagueiro e onde ele precisa ainda se desenvolver.
“Estamos muito felizes com Josh [Acheampong], mas não agora. Estamos muito felizes com Josh desde a temporada passada, mas como todo jogador, há espaço para melhorar, especialmente quando você tem 18, 19 anos. Há muitas coisas que você pode olhar.” “Josh sempre esteve lá [nos meus planos]. Nós nos sentimos melhor quando Josh está lá, e ficamos muito felizes com Josh.”
Enzo Maresca também falou sobre como Tosin Adarabioyo, seu zagueiro mais velho do elenco, pode ser um ponto chave para o desenvolvimento de Josh Acheampong e outros jovens defensores.
“Mesmo que Tosin [Adarabioyo] ainda seja muito jovem, provavelmente em comparação com seus companheiros de equipe, não. Mas, em geral, ele ainda tem 28 anos, ainda é jovem. Ele tem sido como um líder desde que chegou aqui. O bom é que agora temos mais jogadores como ele em termos de liderança. E há coisas, como dissemos antes, em termos de encontrar outros jogadores para assumir o controle dentro do vestiário. E estamos felizes com isso.”
Finalizando a coletiva, Enzo Maresca falou sobre a UEFA Champions League, como tem sido disputar a competição de clubes mais importante da Europa e o que é necessário para dar o próximo passo.
“É uma boa competição porque você joga contra clubes fantásticos. Acho que no primeiro jogo contra o Bayern de Munique, perdemos, não ficamos felizes com o resultado. Mas acho que o desempenho pelo qual jogamos, tentamos jogar por 95 minutos cara a cara contra um clube que nos últimos seis ou sete anos sempre chegou às semifinais, finais, quartas de final. Sabíamos que era o fim do jogo. O Benfica, mais uma vez, tentámos ganhar o jogo da melhor forma.” “Mas quando você enfrenta esse tipo de clube, como Bayern de Munique, Benfica, Ajax amanhã, sempre há coisas que você pode aprender depois do jogo. Vai ser exatamente o mesmo amanhã após o apito final.”