MundoBola
·06 de janeiro de 2026
Retrospecto completo: Corinthians x Ponte Preta - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·06 de janeiro de 2026

Tradicionais no futebol paulista, Corinthians e Ponte Preta voltam a se enfrentar na tarde deste domingo (11), na estreia do Campeonato Paulista 2026. Ambas as equipes protagonizaram grandes embates na história da competição e disputarão, juntos, a elite do torneio estadual.
Distante dos principais centros do futebol nacional nas últimas temporadas, a Ponte Preta tem enfrentado o Corinthians somente pelo Paulistão. O time do interior de São Paulo não participa da Série A do Campeonato Brasileiro desde 2017, quando caiu para a Segunda Divisão e não retornou nos anos seguintes.
Apesar da falta de protagonismo do adversário do Timão, a Macaca segue como uma das equipes tradicionais do futebol brasileiro e marcou grandes confrontos com o Corinthians na história do esporte nacional.
Corinthians e Ponte Preta se enfrentaram 140 vezes ao longo da história. São 77 vitórias do Timão, 30 empates e 33 triunfos da Macaca. Nesse recorte,o time paulista marcou 240 gols e levou 140.
A primeira vez que as duas equipes em jogos oficiais aconteceu no Campeonato Paulista de 1951. Na oportunidade, já consolidado e forte no cenário do futebol paulista, o Corinthians venceu por 1 a 0.
Recentemente, apesar da disparidade de Corinthians e Ponte Preta nos últimos anos, os clubes se enfrentaram em uma final de Campeonato Paulista.
No ano mágico do Timão, que posteriormente conquistaria o Brasileirão, o time comandado pelo técnico Fábio Carille venceu o primeiro confronto por 4 a 1, e ficou em um empate no jogo de volta, garantindo o título Estadual.
O duelo também marca o auge de um dos maiores ídolos da história do Corinthians: Cláudio Christóvam. Referência técnica da equipe nas décadas de 40 e 50, o jogador marcou época pelo clube e é o artilheiro dos confrontos com a Ponte Preta.
Nos 15 jogos entre as equipes com a presença do atacante, Cláudio marcou 11 gols, uma média de 0,73 por partida. Além de goleador da história dos confrontos, o atacante é também o maior artilheiro da história do Corinthians, com 305 gols marcados.
Outros grandes nomes também figuram na lista de artilheiros: Baltazar (10 gols em 9 jogos); Paulo (9 gols em 8 jogos); Zague (7 gols em 5 jogos); Sócrates (7 gols em 21 jogos); Marcelinho Carioca (7 gols em 13 jogos).
O duelo mais recente registrado foi em 29 de janeiro de 2025. Pela quinta rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Talles Magno, que deixou o clube no fim desta temporada.
A reta final do jogo ainda foi emocionante. Faltando 10 minutos para o apito final, o volante José Martínez foi expulso e deixou o Corinthians com um jogador a menos para segurar o resultado no Moisés Lucarelli.
Apesar da desvantagem e a pressão da Macaca nos minutos finais, o time paulista conseguiu manter o resultado e garantiu a vitória. Posteriormente, o Corinthians chegou à final da competição e conquistou o título estadual sobre o Palmeiras.









































