Retrospecto completo: Flamengo x Portuguesa-RJ - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

Retrospecto completo: Flamengo x Portuguesa-RJ - História, duelos marcantes e curiosidades | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·07 de janeiro de 2026

Retrospecto completo: Flamengo x Portuguesa-RJ - História, duelos marcantes e curiosidades

Imagem do artigo:Retrospecto completo: Flamengo x Portuguesa-RJ - História, duelos marcantes e curiosidades

Conhecido de longa data no cenário do futebol carioca, Flamengo e Portuguesa-RJ reúnem um histórico que já se aproxima dos 100 jogos. E só não passa da marca centenária devido aos vários anos que o clube da estrela passou nas camadas inferiores do Estadual. A vantagem do Flamengo, claro, é ampla.

Pensando nisso, o MundoBola Flamengo traz o retrospecto completo do confronto, incluindo os números históricos, jogos marcantes e como foi o último embate entre os dois, considerando todas as competições oficiais do calendário.


Vídeos OneFootball


Números gerais

  • Jogos: 79
  • Vitórias do Flamengo: 71
  • Vitórias da Portuguesa: 3
  • Empates: 5
  • Gols do Flamengo: 235
  • Gols da Portuguesa: 42

Dos 79 jogos entre Flamengo e Portuguesa, quatro não valeram como duelos oficiais. Restam 75, e ninguém marcou mais gols no duelo que o ídolo Zico. Foram 14 gols em 13 jogos, o que o deixa à frente de Dida — que fez 11. Doval e Henrique Frade têm seis cada, enquanto Moacir, Gabigol, Pedro, Marcinho, Damião e Cláudio Adão somam três.

Jogos marcantes

Sem muitos jogos decisivos entre Flamengo e Portuguesa, o principal destaque vai para a maior goleada da história do confronto. No dia 11 de novembro de 1978, pelo segundo turno do Campeonato Carioca — único torneio que recebeu o confronto —, o Mais Querido enfiou 9 a 0 no adversário.

O dia foi de Marcinho, que marcou três vezes, enquanto Zico e Cláudio Adão foram às redes duas vezes cada. Cléber e Júnior ainda completaram o placar, que contou com assistências de Tita, Carpegiani, Adão e o Galinho — que distribuiu duas.

Analisando épocas mais recentes, o Flamengo voltou a golear a Portuguesa no Carioca de 2016. Em duelo válido pela primeira fase, no Grupo B, o Rubro-Negro não encontrou dificuldades para superar o adversário por 5 a 0. Paolo Guerrero, Emerson Sheik, Rodinei e Willian Arão (duas vezes) marcaram.

Com Muricy Ramalho de técnico, o Flamengo atuou nessa partida com a seguinte escalação: Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Willian Arão, Márcio Araújo e Mancuello; Marcelo Cirinho, Emerson Sheik e Paolo Guerrero. Entraram Alan Patrick, Gabriel e Felipe Vizeu.

Curiosidades de Flamengo x Portuguesa

  • A maior goleada de Flamengo x Portuguesa é o 9 a 0 de 1978, mas o Rubro-Negro também fez um 8 a 1 sobre o adversário no Carioca de 1937
  • O Flamengo já chegou a 30 vitórias consecutivas contra a Portuguesa. Aconteceu entre 1961 e 1982, com 21 anos sem perder
  • Até hoje, a última vez que o Flamengo perdeu para a Portuguesa foi no Carioca de 1985. De lá para cá, são 19 duelos, com 16 triunfos do Rubro-Negro e três empates
  • Flamengo e Portuguesa só empataram em 0 a 0 em jogos oficiais uma vez na história. Foi em 2024, na quarta rodada do carioca, com o Rubro-Negro usando um time alternativo

Último encontro

O duelo mais recente entre Flamengo e Portuguesa aconteceu justamente no Carioca de 2025. Pela oitava rodada, as equipes se enfrentaram no Parque do Sabiá, em Uberlândia, Minas Gerais. E o Rubro-Negro não encontrou dificuldades para vencer o adversário por 5 a 0.

Na ocasião, os principais jogadores ainda faziam seus primeiros jogos em 2025, após um time alternativo representar o Flamengo nas rodadas iniciais do Carioca. A escalação de Filipe Luís teve Matheus Cunha; Daniel Sales, Danilo, Cleiton e Ayrton Lucas; Allan, Evertton Araújo e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Juninho.

Juninho foi o responsável por abrir o placar aos 37 minutos do primeiro tempo, no primeiro gol com a camisa do Flamengo, antes de o time deslanchar no segundo. Luiz Araújo ampliou, Arrascaeta fez o terceiro de pênalti, Matheus Gonçalves contribuiu com o quarto e Wallace Yan fechou a conta após sair do banco de reservas.

Saiba mais sobre o veículo