Retrospecto completo: Palmeiras x Atlético-MG - História e duelos marcantes | OneFootball

Retrospecto completo: Palmeiras x Atlético-MG - História e duelos marcantes | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·01 de dezembro de 2025

Retrospecto completo: Palmeiras x Atlético-MG - História e duelos marcantes

Imagem do artigo:Retrospecto completo: Palmeiras x Atlético-MG - História e duelos marcantes

Adversários nacionais antigos no futebol brasileiro, Palmeiras e Atlético-MG reservam um dos encontros interestaduais  de tradição no país. Desde 1967, ano da primeira partida entre os dois times, Porco e Galo estão acostumados a se encontrar Brasil afora.

Pensando nisso, o MundoBola traz o retrospecto completo do confronto, incluindo os números históricos, jogos marcantes e como foi o último embate entre os dois, considerando todas as competições do calendário.


Vídeos OneFootball


Aquele primeiro embate terminou em 4 a 2 para o Atlético-MG, que jogava em casa. O Galo também mandou e venceu em 1968, na segunda partida, enquanto o Palmeiras só foi vencer na terceira — também em Minas. Desde então, o retrospecto passou a pender um pouco mais para o Verdão.

Números gerais

Palmeiras e Atlético-MG já se enfrentaram 86 vezes ao longo da história, por oito torneios diferentes: Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana, Mercosul, Robertão, Copa dos Campeões e Torneio Heleno Nunes. O Palmeiras venceu 39 vezes e perdeu em outras 27; as 20 restantes terminaram em empate.

O artilheiro do confronto é o atacante Hulk, que já jogou o duelo 15 vezes e marcou seis gols. O segundo lugar é de Bruno Henrique, ex-Palmeiras, e com uma média impressionante: cinco em quatro partidas, com média de um a cada 72 minutos. Raphael Veiga, César Maluco e Tuta estão empatados com quatro gols cada.

Jogos marcantes

Palmeiras e Atlético-MG já disputaram alguns jogos de destaque dentro e fora do cenário brasileiro. Destacam-se partidas eliminatórias de Sul-Americana, Mercosul e principalmente Libertadores, que parece atrair os dois clubes nos últimos anos. No Brasileirão não foi diferente, com duelos históricos ao longo dos anos.

No Robertão de 1970, por exemplo, Palmeiras e Atlético-MG ficaram no caminho um do outro no quadrangular final. E o Verdão fez sua parte, vencendo a partida entre os dois por 2 a 0. No entanto, não foi o suficiente para impedir o título do Fluminense, que levou por um ponto.

Em 2021, 2022 e 2023, Palmeiras e Atlético-MG se enfrentaram em mata-matas da Libertadores. A primeira foi a semifinal de 2021, que terminou com dois empates: 0 a 0 em São Paulo e 1 a 1 em Belo Horizonte, gols de Dudu e Vargas. Pelo critério de gols fora de casa, ainda vigente na época, o Verdão foi à final e venceu o Flamengo.

O confronto se repetiria nas quartas de final da edição seguinte, novamente com equilíbrio absoluto. Os dois times empataram duas vezes, dessa vez com um 2 a 2 em Minas Gerais e um 0 a 0 em São Paulo. Nos pênaltis, o Palmeiras levou a melhor por 6 a 5 e passou no Allianz Parque. Na semifinal, cairia para o Athletico-PR.

Por fim, vieram as oitavas da Libertadores de 2023. O sorteio, mais uma vez, uniu os destinos de Palmeiras e Atlético-MG — e de novo com o Verdão levando a melhor, completando a trinca. A ida trouxe a única vitória em todos os jogos, com o 1 a 0 do Palmeiras em Minas. O gol foi de Raphael Veiga. Na volta, o 0 a 0 foi suficiente.

Último encontro

A partida mais recente entre Palmeiras e Atlético-MG aconteceu na 15ª rodada do Brasileirão 2025, no dia 20 de julho. Em casa, o Porco ainda buscava entrar no G-4 do Brasileirão após um início mais difícil — e a partida trouxe emoção para os presentes ao Allianz Parque.

No total, os pouco menos de 35 mil torcedores acompanharam cinco gols: três do Palmeiras, dois do Atlético-MG. Lucas Evangelista, Júnior Alonso (contra) e Maurício fizeram os do time da casa, enquanto Hulk descontou para os mineiros duas vezes.

Saiba mais sobre o veículo