MundoBola
·06 de janeiro de 2026
Retrospecto completo: São Paulo x Mirassol - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·06 de janeiro de 2026

O embate entre clubes da capital paulista e interior sempre foram tradicionais para o estado de São Paulo. E o confronto de São Paulo x Mirassol tem se tornado cada vez mais tradicional com a ascensão da equipe amarela e verde no cenário do futebol brasileiro. Assim, nos últimos anos os times fizeram duelos marcantes e até de mata-mata.
Diante desse cenário, São Paulo x Mirassol é um embate muito recente. São menos de 20 jogos até o momento, mas com uma ampla dominância tricolor. Embora, nos últimos anos, o time do interior tenha mostrado sua força.
São Paulo e Mirassol se enfrentaram 17 vezes ao longo da história. São dez vitórias tricolores, quatro empates e três triunfos da equipe do interior. Nesse recorte, a equipe são paulina marcou 35 vezes e levou 16.
O primeiro embate entre São Paulo e Mirassol aconteceu em 2008. Na ocasião, o Tricolor venceu fora de casa por 2 a 1. Jorge Wagner e Borges marcaram os gols são paulinos, enquanto Fabinho Capixaba descontou para time do interior.
Outro duelo marcante entre as equipes também rolou no Paulistão. Nas semifinais de 2021, o Tricolor recebia o Mirassol no Morumbi. Com o comando de Hernán Crespo, o São Paulo bateu o adversário por 4 a 0.
A equipe dominou a partida de ponta a ponta, num verdadeiro passeio. Lembrando que o Mirassol já caminhava para um caminho de estabilidade e inclusive deixou para trás o Santos na fase de grupos. Arboleda, Pablo, Sara e Luciano marcaram os gols tricolores.
O artilheiro do confronto é alguém com passagem em ambos os clubes. Após anos de São Paulo, o lateral Reinaldo se transferiu para o Grêmio, e em 2025, chegou no Mirassol. Em um ano, já é um dos grandes ídolos do clube, que fez uma campanha histórica no Brasileirão.
Reinaldo já disputou sete vezes um São Paulo x Mirassol. Sendo quatro pelo Tricolor e três pelo clube do interior. Nesse recorte, balançou as redes quatro vezes (dois pelo Mirassol e dois pelo São Paulo).
Atrás dele, aparece Pablo, com três, assim como Washington. O coração valente, inclusive, tem três gols em um jogo. Isso foi na goleada do Tricolor por 5 a 0 na equipe do interior, no Paulistão de 2009.
O Mirassol estreou no Brasileirão na última temporada. Logo de cara, o time do interior paulista surpreendeu o país, terminando o torneio em 4º.
Se o retrospecto geral é amplamente favorável ao São Paulo, no Brasileirão, o cenário muda. Nos dois jogos, pelo turno e returno, o Tricolor acabou derrotado em ambos.
Em pleno MorumBIS, na décima rodada, o Mirassol bateu o São Paulo por 2 a 0. No returno, uma pancada ainda maior: 3 a 0 no interior paulista. Essa, que inclusive, foi a primeira vitória do Leão Caipira como mandante sobre o Tricolor.
O último encontro entre São Paulo x Mirassol foi no Brasileirão de 2025. Na ocasião, o Tricolor perdeu fora de casa por 3 a 0.
Com direito ao gol mais rápido do Brasileirão, com 35 segundos de jogo, o Mirassol controlou o São Paulo. Em ritmo de treino, o Leão Caipira encontrou um Tricolor apático, que acabava de vir de uma eliminação melancólica na Libertadores.
Mesmo sem criar tantas chances, o Mirassol foi eficiente. Com direito a lei do ex de Reinaldo, o Tricolor estava perdido em campo. Assim, no segundo tempo, em mais um gol de pênalti, Carlos Eduardo fechou o Caixão.









































