Revelados novos detalhes visando a implementação do fair play financeiro no Brasil | OneFootball

Revelados novos detalhes visando a implementação do fair play financeiro no Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Revista Colorada

Revista Colorada

·12 de novembro de 2025

Revelados novos detalhes visando a implementação do fair play financeiro no Brasil

Imagem do artigo:Revelados novos detalhes visando a implementação do fair play financeiro no Brasil

Desde que assumiu o comando da CBF, o novo presidente, Samir Xaud, vem buscando fazer alterações importantes no futebol nacional. Para a temporada de 2026, por exemplo, diversas competições tiveram o calendário reorganizado e o Brasileirão vai contar com a tecnologia do impedimento semiautomático desde a rodada inicial, marcada para janeiro.

Fora das quatro linhas, a meta é também existir um maior controle em relação aos gastos dos principais clubes. Um modelo de fair play financeiro já está em estágio avançado e deve ser apresentado ao público no final deste mês. O objetivo é já colocar em prática alguns planos ainda na próxima temporada.


Vídeos OneFootball


Conforme informações iniciais divulgadas pelo jornalista Diogo Dantas, do “O Globo”, a implementação gradual das exigências deve iniciar já em janeiro, mas o prazo para todos os clubes se adequarem às exigências deve ser apenas em 2029. Contudo, cada tópico avaliado terá uma “data limite” a ser respeitada pelas equipes.

Até 2029, por exemplo, os clubes precisarão limitar os gastos com a remuneração dos atletas a um máximo de 70% das receitas. Além disso, a meta é que nos próximos cinco anos nenhuma dívida de curto prazo dos clubes superem 45% das receitas totais. Dentro desse tema, a ideia é já ir ocorrendo uma fiscalização contínua em relação às folhas de pagamento.

As possíveis punições para os clubes que não respeitarem as medidas também já foram reveladas. De forma gradual, a ideia da CBF é iniciar com uma advertência pública, passando por multas, retenção de receitas, transfer ban, dedução de pontos e até rebaixamento antes de chegar a uma eventual cassação das licenças dos clubes.

Saiba mais sobre o veículo