Rivais pela Libertadores, Corinthians e Flamengo lideram alcance e engajamento nas redes sociais | OneFootball

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·09 de agosto de 2022

Rivais pela Libertadores, Corinthians e Flamengo lideram alcance e engajamento nas redes sociais

Imagem do artigo:Rivais pela Libertadores, Corinthians e Flamengo lideram alcance e engajamento nas redes sociais

Corinthians e Flamengo se enfrentam, nesta terça-feira, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores da América, no Maracanã. No confronto de ida, o Flamengo venceu por 2 a 0, na Neo Química Arena. Embora a expectativa esteja na rivalidade e no sucesso das equipes dentro de campo, os dois clubes de maior torcida no país também prometem disputas no universo das mídias sociais, nas quais lideram nas principais plataformas digitais, como Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter e YouTube.

Um levantamento recente do “Ibope Repucom” indicou que os dois clubes, no mês passado, somaram mais de 1 milhão de novos seguidores nas redes, sendo os números mais significativos no futebol brasileiro. O rubro-negro, inclusive, ultrapassa a casa dos 47 milhões de seguidores totais nas principais mídias digitais e é o clube brasileiro com a maior quantidade combinada. O Timão, por sua vez, mostrou um crescimento significativo no Tik Tok, em que 47% das novas inscrições em julho foram nesta rede social, gerando mais de 30 milhões de seguidores totais para o Corinthians.


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Os números também são expressivos na soma dos seguidores das cinco plataformas de destaque. Ao juntar apenas Instagram, Tik Tok e Twitter, por exemplo, Corinthians e Flamengo possuem, juntos, mais de 46 milhões de seguidores. Já nas comparações totais em âmbito estadual, os clubes também se sobressaem. Ao todo, o Alvinegro está acima dos 30 milhões de seguidores, pouco mais de 11 milhões em relação ao segundo colocado, São Paulo. No Rio de Janeiro, o Flamengo tem vantagem ainda maior em relação aos rivais, com cerca de 47,6 milhões de seguidores, número quatro vezes maior que o próximo do ranking no estado, Vasco da Gama.

Apesar do revés na primeira partida diante do rival na Libertadores, o Corinthians está na segunda posição do Brasileirão 2022, e pode contar com o retorno do meia Renato Augusto para reverter o resultado adverso. Do outro lado, o Flamengo é o atual quinto colocado, mas vem de seis vitórias seguidas no campeonato nacional, além de ter vencido sete dos últimos oito jogos somando todas as competições.

Nas oitavas, a torcida corintiana mostrou o poder nas redes sociais após a classificação nos pênaltis diante do Boca Juniors, na Bombonera. O clube fez um post no Twitter com uma foto do atacante Benedetto na carteirinha da Gaviões da Fiel, torcida organizada do clube, como uma provocação ao jogador que desperdiçou duas penalidades na partida. A publicação se tornou a mais curtida da história do Corinthians na rede social, com mais de 160 mil.

Mesmo com os números significativos, na visão de Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap e com vasta experiência em captação de patrocínios e projetos especiais em esportes, ter uma grande torcida é um bem a ser explorado pelo clube, sobretudo quando há abrangência em todo o país, mas é preciso encontrar maneiras de lucrar com base nela.

“A principal maneira é entender a conexão entre marcas e o planejamento feito clube para a proposta digital. O número de seguidores não funciona sozinho, pois requer o próprio engajamento da torcida, que surge pela criatividade, entendimento do momento e um bom estudo daquilo que se pretende conectar com os torcedores para gerar receita”, afirmou o especialista.

Armênio Neto, especialista em geração de receitas na indústria esportiva, segue uma linha de raciocínio parecida. “O grande desafio dos clubes com grandes torcidas é gerar receitas através dos canais digitais. Além da tradicional venda de produtos, que representa um princípio interessante para monetizar, o conteúdo produzido nas redes sociais é uma forma de inovar e se relacionar com o volume de torcedores e potenciais seguidores”.

Dados do último levantamento do Ibope Repucom indicam um aumento no volume de novos seguidores nas contas oficiais das equipes neste ano. Os seis primeiros meses de 2022 registraram aproximadamente 15,6 milhões de inscrições nas cinco principais redes sociais.

Para Bernardo Pontes, especialista em marketing esportivo e sócio da BP Sports, esses números expressivos mostram que o investimento nas mídias digitais é indispensável aos clubes. “Sempre falo que o conteúdo é o novo petróleo. Através dele, os clubes têm inúmeras possibilidades para a geração de negócios. Mas, para que isso aconteça na prática, é extremamente importante estruturar uma equipe qualificada. Fortalecer esse campo de atuação trará inúmeros benefícios, como aproximação junto ao torcedor, crescimento nas redes e aumento das receitas”.

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