Rizek: vida de quem seca o Flamengo tende a piorar | OneFootball

Rizek: vida de quem seca o Flamengo tende a piorar | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·02 de dezembro de 2025

Rizek: vida de quem seca o Flamengo tende a piorar

Imagem do artigo:Rizek: vida de quem seca o Flamengo tende a piorar

Pelos nossos! E para quem não é dos nossos, apenas lamentações. André Rizek, jornalista do SporTV, fala a verdade nua e crua na cara dos rivais do Flamengo após mais um título de Libertadores.

"De 19 para cá, o Flamengo vive, ano após ano, a materialização da frase 'em outro patamar'. Pega essa sequência: três Libertadores de 19 para cá, pode ganhar o terceiro Brasileiro, duas Copas do Brasil. Flamengo embarca para o Catar para jogar seu quarto Mundial de Clubes desde 2019. Ano ruim para o Flamengo nesse período é ser vice-campeão da Libertadores, em 21, ou da Copa do Brasil, em 23. Nas duas temporadas, terminar com vaga direta na Libertadores para o ano seguinte. Isso é uma temporada ruim, desastre do Flamengo. E se você é secador do clube mais popular do Brasil, tenho uma má notícia: a sua vida só tende a piorar", inicia.


Vídeos OneFootball


Em vídeo publicado nas redes sociais do 'ge', o comentarista explica porque o Flamengo deve continuar brigando pelos títulos ano após ano.

" Não há nada que indique que esse crescimento sólido vá se abalar nos próximos anos. Hoje o Flamengo vive de sua própria grandeza desde que organizou a casa. Nesse ano, com as premiações, o clube vai bater R$ 2 Bi de arrecadação. O Flamengo não depende de investidor, não é um clube que tem dono, e se esse dono quebra, fica em maus lençóis", continua.

Processo do Flamengo torna briga por títulos constante

O jornalista lembra ainda da atualização do Estatuto do Flamengo, que deve impedir que gestões cometam erros que podem quebrar o clube.

"O Flamengo fez um processo silencioso, desses que não ganham manchetes, mudando o Estatuto em 2015, colocando um sistema de governança pelo qual nenhum presidente pode gastar mais do que arrecada. O Flamengo não pode estourar seu orçamento, se não, o presidente responde no CPF dele. Ou seja, o Flamengo não vai fazer loucura, como o Corinthians fez em Itaquera", afirma.

Ele compara a situação com a de outros clubes que viveram seus auges, mas não conseguiram se manter.

"Sei que o futebol é cíclico e vimos times que estavam no topo sofrerem a derrocada. Corinthians, São Paulo. O São Paulo investia em estrutura como nenhum outro. No topo financeiro, o São Paulo nunca esteve, como está o Flamengo. Com os valores cada vez maiores, e o Flamengo muito bem estruturado e com mecanismos que impedem o clube de ter uma gestão irresponsável, é praticamente impossível que nos próximos anos o clube saia do topo", opina.

Tudo isso não garante títulos, mas garante que o clube esteja mais perto de conquistá-los.

"Podem ter temporadas ruins. Eventualmente, clubes como o Botafogo podem ter grandes temporadas. O Cruzeiro, se investir e montar um grande time. O Palmeiras seguirá sendo um árduo adversário. Ele pode fazer escolhas ruins, técnico que não funciona, contratações que não dão certo. Isso acontece. Mas estou falando em longo prazo. Projetar o Flamengo nos próximos dez anos. E aí, essa é a notícia, secador: se sua vida está ruim, tende a piorar", conclui. Assista.

O Flamengo ainda pode ser campeão do Brasileirão na quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), contra o Ceará, para completar a festa.

Saiba mais sobre o veículo