MundoBola Flamengo
·14 de setembro de 2025
RMP não tem dúvidas e prevê futuro de Filipe Luís no Flamengo

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·14 de setembro de 2025
Nos últimos dias, Filipe Luís recebeu uma proposta para deixar o Flamengo e ser treinador do Fenerbahçe. O técnico, assim como o Rubro-Negro, negaram a possibilidade. O jornalista Renato Mauricio Prado analisou o caso e prevê o futuro do comandante.
Para RMP, diferente do que a maioria pensa, Filipe Luís não deve partir para Europa por agora. O comentarista diz que apesar das possibilidades, as chances não são tão concretas como parecem.
"Tem muita gente que acha que a ida do Filipe Luís para a Europa é certa, líquida e acontecerá em breve. Eu tenho sérias dúvidas quanto a isso", diz RMP.
Diante disso, faz uma previsão. Segundo RMP, Filipe Luís deve ficar pelo menos mais duas temporadas no Flamengo. Com mais bagagem e consolidado na profissão, aí, sim, partiria para a Europa.
"Não acredito que o Felipe saia nos próximos dois anos, pelo menos dois anos eu coloco", prevê.
Filipe Luís já deixou claro que tem, sim, o plano de treinar na Europa um dia. No entanto, para RMP, o jovem técnico ainda precisa passar por etapas. Para ele, o comandante rubro-negro tem de obter mais experiência, principalmente.
Diante disso, RMP aponta que o Flamengo é o melhor lugar para adquirir tal experiencia. O jornalista cita o elenco, a estrutura e a torcida como grandes "redes de apoio" do seu trabalho. Dessa forma, supõe que FL viu da mesma maneira, e exalta a atitude do técnico.
"Eu acho que sim. Que o plano dele, vamos dizer, o sonho dele no futuro, é se transformar em um grande treinador a nível internacional. Mas ele sabe que ele ainda precisa aprender muito. Ele precisa de mais tempo treinando. E ele está no melhor lugar para treinar. Com o melhor elenco e com uma torcida que é apaixonada por ele. Sinceramente, não me surpreendeu essa recusa. Ele está certíssimo", comenta Renato Mauricio Prado.
O Flamengo colocou na mesa uma oferta de renovação válida até dezembro de 2026, com chance de prorrogação até 2027. Filipe Luís deve responder em breve com uma contraproposta.
Técnico moderno e com ideias de jogo inovadoras, Filipe Luís é visto como uma grande promessa da profissão. Dessa maneira, é observado por clubes da Europa desde que começou o sucesso. Assim, apesar de ser o caminho mais "fácil", RMP sugere que na Europa, FL evite as ligas alternativas.
Segundo Renato Mauricio Prado, Filipe Luís tem totais condições de estar na Europa. Porém, avalia que o ideal fosse comandar um time de maior expressão. Como exemplo de comparação, ele usa o Atlético de Madrid, clube onde o hoje treinador, fez história como atleta.
"O Filipe é o tipo do cara que se ele pretende realmente fazer uma carreira internacional, e eu acho que ele tem condições de chegar a isso, ele precisa sair do Flamengo, que é um gigante, para um grande. Ou pelo menos para um time como o Atlético de Madrid, que não é o gigante da Espanha, mas está ali, é o segundo degrau. Na minha cabeça, não faz o menor sentido o Filipe Luís sair para o Fenerbahçe, futebol turco, ou futebol japonês, ou futebol russo", dispara.
Falando em Atleti, segundo o jornalista espanhol Javier Gómara, do Mundo Deportivo, Filipe Luís é altamente valorizado no clube. Sua trajetória pelos colchoneros teve influência direta de Diego Simeone, figura fundamental em sua carreira. Dessa maneira, o técnico do Flamengo é visto por muitos como o sucessor natural do argentino.
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo
Ao vivo