Roberto Martínez abre portas a Paulinho: «Cresceu muito, hoje seria uma opção dentro dos 26» | OneFootball

Roberto Martínez abre portas a Paulinho: «Cresceu muito, hoje seria uma opção dentro dos 26» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·13 de dezembro de 2025

Roberto Martínez abre portas a Paulinho: «Cresceu muito, hoje seria uma opção dentro dos 26»

Imagem do artigo:Roberto Martínez abre portas a Paulinho: «Cresceu muito, hoje seria uma opção dentro dos 26»

O selecionador nacional Roberto Martínez marcou presença no programa 'Futebol Total', do Canal 11, tendo abordado diversos temas relacionados com a formação das Quinas. O timoneiro da armada lusa começou por abordar o Mundial 2026, analisando o sorteio da fase de grupos.

«Tivemos sorte. O primeiro jogo é apenas dia 17 de junho e isso é um aspeto importante para a nossa preparação individual. Todos os jogadores têm épocas cheias de minutos e é importante o descanso. Vamos ter jogos amigáveis nos dias 6 e 10 de junho, dia de Portugal, para usar a força dos nossos adeptos.»


Vídeos OneFootball


Além disso, o técnico falou ainda sobre a questão da base da seleção nacional na prova, que ainda não está definida: «É importante encontrar uma nova casa, para treinar e recuperar bem. Vamos estar fora do nosso ambiente quase 40 dias. São oito jogos para ganhar o Mundial. Com um jogo a cada três dias, a recuperação torna-se muito importante.»

Questionado sobre as hipóteses de Portugal no Campeonato do Mundo, Roberto Martínez lançou o mote com tranquilidade: «Cheguei a Portugal com o sonho de ganhar o Mundial. Somos favoritos? Não. Só há oito seleções, que venceram o Mundial. Há um aspeto psicológico muito importante. Nós nunca ganhámos o Mundial, mas podemos ser candidatos.»

Paulinho, Diogo Jota e jovens à espreita

Numa fase mais avançada da conversa, o selecionador nacional voltou a falar sobre Diogo Jota, nomeadamente sobre a forma como o antigo internacional português continua a ser honrado, antes de abrir as portas da seleção a Quenda, Mora, João Simões e... Paulinho.

«É uma tragédia difícil de explicar. Nós conseguimos que o Diogo Jota seja a nossa força. É uma responsabilidade poder cumprir o sonho dele de ganhar o Mundial. Falamos muito de jogadores, mas o Diogo Jota era uma força no balneário, muito versátil, com garra, contagioso. A carreira dele foi isso, acreditar muito. Não podemos substituir Diogo Jota.»

«João Simões? Está muito perto da seleção. Quenda e Mora também podem estar na lista final. Gosto de dar oportunidade a jogadores novos. O Mora é um jogador muito especial, cresceu muito e o Quenda também tem um potencial incrível. Há muita competitividade e temos na lista jogadores com o perfil definido, alguns que até nunca estiveram na seleção.»

Por último, Roberto Martínez elogiou Paulinho, deixando também uma declaração forte: «Precisamos de encontrar mais um ponta de lança, além de Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos. Paulinho? Pode ser, está num momento incrível. É um jogador de área e está num momento importante, também no seu balneário. Cresceu muito. Hoje seria uma opção dentro dos 26

Recorde-se que o avançado do Toluca vai, agora, disputar a segunda mão da final do Torneo Apertura, diante do Tigres. O duelo está marcado para a madrugada da próxima segunda-feira (15 de dezembro).

Saiba mais sobre o veículo