Roberto Martínez sobre Ronaldo: «É um exemplo para a Seleção» | OneFootball

Roberto Martínez sobre Ronaldo: «É um exemplo para a Seleção» | OneFootball

Icon: Zerozero

Zerozero

·04 de julho de 2024

Roberto Martínez sobre Ronaldo: «É um exemplo para a Seleção»

Imagem do artigo:Roberto Martínez sobre Ronaldo: «É um exemplo para a Seleção»

Portugal vai disputar, esta sexta-feira, os quartos-de-final do Campeonato da Europa 2024. Pela frente? A seleção francesa, comandada por Didier Deschamps e... com vontade de vingar a final perdida em 2016.

Roberto Martínez, selecionador português, deslocou-se até à sala de conferências de imprensa para antever o encontro com a França. O técnico falou sobre Mbappé, po duelo com Cristiano Ronaldo e as críticas recebidas pelo excesso de cruzamentos.


Vídeos OneFootball


Papel de Éder nesta geração: «Acho que os 23 estão preparados. Olho para os jogadores e pode haver dúvidas se estão preparados... Todos tiveram minutos. Estão a trabalhar muito bem. Não é uma questão de qualidade, mas psicológica. E todos estão preparados»

João Palhinha: «É um jogador muito importante no balneário, porque dá equilíbrio. Trabalha bem com bola, sem bola, recupera. É um jogador que todos os treinadores valorizam muito, mas há jogadores que não têm o mesm respeito de fora. Mas para nós o João é muito importante pelo equilíbrio que dá.»

Treinar Cristiano Ronaldo: «Para mim todos os dias são um novo dia. É um jogador que tem um currículo incrível, que vai batendo todos os recordes. A frescura que traz é surpreendente. É um exemplo para a seleção. Alguém que quer vencer todos os dias. Quando tens um jogador tão comprometido assim, acabas por sentir-te privilegiado por isso»

Jogadores de origem africana [Rafael Leão, Semedo, Mendes e Danilo Pereira] e sua importância: «Todos têm valências diferentes, não importa a parte onde cresceram, se é do Norte ou Sul. Todos são diferentes. Na Seleção todos têm uma qualidade humana que faz a diferença. As valências táticas e técnicas não se relacionam com isso»

Como parar Mbappé: «O importante é controlar o contra-ataque. A Françanão é só Mbappé. Tem outros jogadores que podem atacar o espaço e precisamos de parar isso. Respeito muito a França. Defende com muitos e consegue encontrar os espaços. Como equipa precisamos de um desempenho completo. Precisamos de evitar os ataques rápidos e defender bem a nossa área. Mas não há planos para um jogador, porque a França tem muitas individualidades»

Ronaldo x Mbappé: «Sofrer faz parte da vida, do futebol... O importante é o fim feliz. Se podemos prometer o mesmo, vamos dar tudo, jogadores focados em jogar este grande momento do futebol português. Mas o futebol é um desporto de equipa. Amanhã não é um jogo entre dosi jogadores. São incríveis. Têm uma influência no desporto mundial. Vai continuar. O Cristiano tem no Mbappé, o Mbappé teve noutros. Amanhã é um jogo que a e quipa precisa de ter um bom nível para ganhar.»

Excesso de cruzamentos: «Procuramos atacar o adversário em todos os lados, não apenas num foco. Temos jogadores que podem fazer a diferença em todas as partes. As ligações e padrões são muito fortes. Os cruzamentos não tiveram a eficácia que podem ter. Mas isso é a qualidade do cruzamento, quem está na área, o adversário, que também joga, mas o importante é chegar. Porque é a forma de criar oportunidades. Estamos a trabalhar nisso, mas não estou preocupado com isso.»

Fernando Santos dizia «Jogar bem não é jogar bonito», concorda?: «Gosto avaliar os torneios no final. Gosto de jogar bem, bonito e com muitos golos. A perfeição não existe, mas lutamos para mostrar o máximo nivel. Quando jogamos bonito, jogamos melhor e, quando assim é, temos mais opções para ganhar»

Saiba mais sobre o veículo