Roberto Martínez: «Último Mundial de Ronaldo? Temos é de olhar para os cinco que ele já tem» | OneFootball

Roberto Martínez: «Último Mundial de Ronaldo? Temos é de olhar para os cinco que ele já tem» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·12 de novembro de 2025

Roberto Martínez: «Último Mundial de Ronaldo? Temos é de olhar para os cinco que ele já tem»

Imagem do artigo:Roberto Martínez: «Último Mundial de Ronaldo? Temos é de olhar para os cinco que ele já tem»

Portugal está a um pequeno passo do Mundial, sendo que um empate na República da Irlanda basta para que o conjunto das Quinas carimbe o passaporte para a competição que se disputa nos Estados Unidos da América, no México e no Canadá. Roberto Martínez, selecionador nacional, fez a antevisão ao encontro em Dublin:

Pedro Neto e Pote sem substitutos: «Já preparámos este estágio com a ideia de que um/dois jogadores não conseguem chegar à convocatória. Não sei porquê, mas a experiência diz-me isso e foi por isso que chamámos 26 jogadores. Acredito que a convocatória para a seleção é um momento importante e que um jogador deve ser chamado no dia da convocatória. O nosso trabalho é antecipar e, com 26 jogadores, tínhamos a possibilidade de perder dois jogadores e continuar a preparação.»


Vídeos OneFootball


Irlanda muito fechada: «Acho que a Irlanda vai ser igual, mas o jogo vai ser diferente. Eles são organizados sem bola e gostam de defender bem. No entanto, nós fizemos um trabalho muito bom defensivamente e anulámos a Irlanda. Amanhã espero uma Irlanda a chegar ao último terço e a correr mais riscos. Espero uma Irlanda muito semelhante sem bola, mas diferente com. Precisamos de manter a concentração, a Irlanda vai jogar com a força dos adeptos e utilizar bem a bola parada.»

Pressão para conquistar o Mundial 'por Cristiano Ronaldo'? «Já falámos disso. O foco das equipas é o próximo passo e o próximo passo é tentarmos ganhar aqui e à Arménia em casa. Não é olhar para o último Mundial de um jogador, mas sim para os cinco que o Cris já tem: isso pode ser um ponto importante em termos de experiência para a equipa. Estamos proibidos de falar do Mundial, temos de falar do que teremos de fazer frente à Irlanda

O que espera da Irlanda? Quais as fraquezas de Portugal? «Todas as equipas têm pontos fortes e fraquezas, a equipa perfeita não existe. Penso que a Irlanda irá jogar com um onze diferente daquele que tivemos em Lisboa. Podem apostar em jogadores mais criativos e que podem jogar entrelinhas e penso que é isso eles tentarão fazer com bola. Sem bola será igual ao que já conhecemos.»

Dublin, cidade da final FC Porto-SC Braga na Liga Europa: «Gosto muito disso, acho que é um estádio fantástico. A força dos adeptos é muito semelhante à que temos na nossa seleção. Fizemos bons estágios em setembro e outubro e agora, com um ambiente especial, podemos alcançar o nosso objetivo.»

João Carvalho: «É um guarda-redes com um potencial incrível. Já trabalhámos com ele. Quando chegou ao treino tinha um sorriso incrível. Foi muito giro ver o seu nível no treino da Seleção A. É mais uma amostra de que temos jogadores preparados para a Seleção. Acredito que será muito importante para a sua carreira.»

Seamus Coleman, ex-jogador de Martínez: «Usa bem a experiência que tem, a forma como comunica com os outros jogadores, com os companheiros de equipa. É ainda um jogador muito importante para a equipa e principalmente pelo que pode acrescentar no balneário, certamente»

Frustração no jogo de Lisboa? «Não creio que frustação seja a palavra. Rematámos ao poste, tivemos 26 remates, o guarda-redes teve uma grande exibição, falhámos um penálti... Portanto, Portugal merecia mais desse jogo. Mas acredito que amanhã será um jogo diferente nesse sentido. Não acredito que a equipa tenha mostrado frustração em algum momento. A equipa continuou a acreditar, a atacar e a ir atrás do resultado e no final fomos compensados. Esperamos um jogo da Irlanda mais parecido ao que teve frente a Arménia, mas estamos preparados»

Saiba mais sobre o veículo