MundoBola
·05 de dezembro de 2025
Rodrigo Caio e a influência decisiva no Flamengo campeão de 2025

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·05 de dezembro de 2025

Rodrigo Caio, ídolo da geração campeã de 2019, voltou ao Flamengo em 2025 como auxiliar técnico, responsável pelos treinamentos de bola parada na temporada histórica. Desde sua chegada, a equipe apresentou melhora no quesito, que resultou em gols decisivos nas campanhas de título de Brasileirão e Libertadores.
“Tem muito mérito do Rodrigo Caio que analisa bolas paradas do Flamengo na parte defensiva e ofensiva. Potencializa muito a gente. O Palmeiras marca de forma mista. Um seria bloqueado. (...) O jogador que sobrasse seria o que atacaria o espaço no bloqueio do Jorginho. (...) Na hora do gol foi tudo perfeito", disse Danilo.
Em 2025, o Flamengo marcou 19 gols de bola parada, 16 de cabeça, com 13 gols de zagueiros, números superiores aos anos anteriores. Entre os principais lances estão gols contra Deportivo Táchira, LDU, Internacional, Fluminense, Atlético-MG e Palmeiras. O último, que deu o tetra continental ao Fla.
Mais do que resultados, a presença de Rodrigo Caio reforça a continuidade de uma geração que marcou o clube em 2019. Geração que segue decisiva em campo com Arrascaeta e Bruno Henrique e influencia fora dele com Rodrigo e Filipe Luís
O Flamengo apresentou desempenho consistente em jogadas de bola parada ao longo de 2025. Seis dos 13 gols na Libertadores saíram dessa forma. No Brasileirão, gols decisivos também vieram de escanteios e faltas, como nas vitórias contra Fluminense, Atlético-MG e Mirassol.
Principais gols de bola parada do Flamengo em 2025:
Filipe Luís também destacou o efeito do trabalho de Rodrigo Caio:
“Bola parada é uma das fases do jogo, damos a importância que ela merece porque jogos bloqueados muitas vezes são desbloqueados na bola parada. E acreditamos que a chegada do Rodrigo Caio, junto com toda a comissão, tenha influenciado muito nessa potência.”
Rodrigo Caio soma 11 títulos como jogador do Flamengo, incluindo Libertadores (2019 e 2022), Brasileirão (2019 e 2020), Copa do Brasil (2022), Supercopa do Brasil (2020 e 2021), Recopa Sul-Americana (2020) e Campeonatos Cariocas (2019, 2020 e 2021). Como auxiliar, acaba de conquistar Brasileirão e Libertadores.
Sua experiência e conhecimento em bolas paradas são reconhecidos por jogadores e comissão técnica. Luiz Araújo, por exemplo, destacou a importância do trabalho realizado pelo ex-defensor após cobrar a falta para o gol de Léo Pereira contra o Deportivo Táchira, que classificou o Fla para o mata-mata da Libertadores.
"O Rodrigo Caio, desde que chegou, vem nos ajudando muito, sempre fazemos algumas jogadas. Ali o Léo Pereira estava me perguntando onde eu bateria a falta, então eu avisei que seria no primeiro pau. Sabíamos que eles marcaram individual, por isso o Léo ficou atrás e conseguiu atacar", disse.
Em 2025, Rodrigo Caio segue influenciando o desempenho do Flamengo, coordenando as jogadas de bola parada que resultaram em gols decisivos tanto no Brasileirão quanto na Libertadores.









































