Roger Machado vê Flamengo jogando por contra-ataques no Beira-Rio; histórico diz o contrário | OneFootball

Roger Machado vê Flamengo jogando por contra-ataques no Beira-Rio; histórico diz o contrário | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·14 de agosto de 2025

Roger Machado vê Flamengo jogando por contra-ataques no Beira-Rio; histórico diz o contrário

Imagem do artigo:Roger Machado vê Flamengo jogando por contra-ataques no Beira-Rio; histórico diz o contrário

O técnico Roger Machado deixou o Maracanã com uma leitura peculiar da vitória do Flamengo sobre o Internacional por 1 a 0, na ida das oitavas da Libertadores. Ignorando a ampla posse de bola e as chances criadas pelo Rubro-Negro, ele afirmou que o Colorado controlou a partida e projetou um duelo de volta improvável diante do histórico recente do time carioca fora de casa.

"Vou analisar o jogo ainda (desta quarta), não consigo um diagnóstico tão rápido. A estratégia contra o Flamengo no primeiro tempo funcionou, em partes, porque não cuidamos bem da bola. Consertar a bola parada, fazer ajustes. Jogando dentro de casa, a altura que jogamos nos dá outra condição. Certo que o Flamengo vai usar a favor o resultado, nos negando campo e buscando as nossas costas. Vamos ter que estar com processo defensivo e controle de transição bem ajustado para não permitir os contra-ataques", disse Roger Machado.


Vídeos OneFootball


O treinador indica esperar um jogo com um cenário mais similar ao do segundo tempo do jogo da ida, quando o Internacional teve momentos de maior posse de bola e terminou com mais finalizações (4 a 2), ainda que sem grandes chances de empatar a partida.

A equipe conseguiu recuperar a bola rápido nos 20 minutos iniciais do segundo tempo, muito pelos erros de passe do Rubro-Negro, mas não fez um jogo dominante como o Rubro-Negro na primeira etapa. Não à toa Luiz Araújo teve chance clara de marcar, defendida por Rochet, e o Fla conseguiu ao menos equilibrar as ações.

Apesar de toda essa análise de Roger Machado, é difícil imaginar que o Flamengo escolha uma estratégia de jogar com menos de posse de bola para explorar contra-ataques no Beira-Rio, ao menos no primeiro tempo. Uma característica marcante da equipe é justamente tentar impor as suas características também fora de casa.

Os últimos três jogos do Rubro-Negro como visitante foram contra Atlético-MG, Ceará e Red Bull Bragantino. Três jogos que o Fla teve mais posse de bola e mais finalizações que os adversários, terminando com duas vitórias e um empate nos 90 minutos, apesar de queda na Copa do Brasil. Agora, diferente do mata-mata nacional, a vantagem na volta da Libertadores é rubro-negra.

Uma tônica presente em toda a temporada, como mostra o retrospecto: 13 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, com 33 gols marcados e 10 sofridos.

Roger aponta 'controle' do Internacional no Maracanã

Contrariando o que foi visto em campo e é corroborado pelos números, Roger Machado afirma que o Internacional controlou a partida de ida contra o Flamengo. O treinador disse que recuou as linhas para evitar que o Rubro-Negro explorasse as costas da defesa com Bruno Henrique, e o Fla só conseguiu avançar pelas laterais do campo, local que o time gaúcho propositalmente deixou espaço para fechar a marcação em seguida.

“Tivemos pouco a bola, mas controlamos o Flamengo. Sofremos o gol quando a torcida (deles) começou a ficar impaciente (...) No segundo tempo, tivemos mais o controle e criamos oportunidades. Infelizmente não saiu o gol, mas penso que está bem aberto. Meus parabéns aos atletas que fizeram, na grande totalidade do jogo, uma boa partida”, disse.

A primeira etapa terminou com 73% de posse de bola, oito finalizações e mais chances de gol além do tento marcado por Bruno Henrique para o Flamengo. O escanteio do gol, aliás, saiu de uma jogada individual de Samuel Lino pelo lado esquerdo. Outra oportunidade foi com Luiz Araújo, que recebeu aberto na direita, cortou para o meio e finalizou para defesa do goleiro adversário.

Saiba mais sobre o veículo