oGol.com.br
·11 de fevereiro de 2026
Ronald Araújo: Ansiedade evoluiu para depressão no Barcelona

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·11 de fevereiro de 2026

Ronald Araújo ficou afastado do Barcelona por algumas semanas devido a problemas de saúde mental, o que o levou a uma pausa temporária em sua carreira como jogador. O zagueiro uruguaio está de volta aos campos e falou pela primeira vez sobre o assunto nesta quarta-feira, para o portal espanhol Mundo Deportivo.
O defensor começou lembrando como se sentiu após ser expulso em Stamford Bridge, contra o Chelsea - partida que terminou na derrota (3 a 0) dos catalães. Araújo revelou que já vinha lutando contra essas questões psicológicas há cerca de um ano e meio, considerando que o incidente na Inglaterra foi onde "tudo desmoronou".
"Eu já não estava bem há muito tempo, talvez há mais de um ano e meio. Tentei ser forte, mas sentia que não estava bem. Não só no aspecto esportivo, mas também familiar e pessoal. Não me sentia o mesmo e foi aí que percebi que precisava de ajuda. Tive que falar e dizer que algo estava errado comigo para poder me recuperar", começou por dizer.
"Naquele momento (expulsão contra o Chelsea), com a adrenalina a mil, você se sente triste e, quando o jogo termina, tudo desmorona. Eu estava com ansiedade há um ano e meio, isso acabou se transformando em depressão e eu estava jogando assim. Percebi que era hora, que tinha que falar com profissionais e com o clube para que pudessem me ajudar."
E assim foi. Antes de voltar a competir, o zagueiro do Barcelona ficou afastado do esporte, tendo feito, no meio tempo, uma viagem espiritual a Israel. Araújo voltou a jogar em janeiro e garantiu que o pior já passou, além de destacar a importância do apoio de Deco durante todo o processo.
"No fim do dia, nós também somos pessoas. Não se trata apenas de dinheiro ou de fama, também sofremos por coisas que acontecem dentro de campo. Sou grato a todos, recebi muito apoio durante o período em que decidi parar. Não pensei em desistir, mas sabia que algo estava errado. Meu desempenho não estava à altura do que consigo fazer", reafirmou.
"Então, primeiro, falei com o Deco, porque ele é o diretor esportivo e está próximo de nós. Contei-lhe e ele ficou surpreso, porque não é muito comum um jogador do Barcelona dizer coisas assim, mas ele reagiu muito bem. Sou muito grato ao Deco, ao presidente, ao treinador... Eles entenderam a situação desde o início."
É importante mencionar que Ronald Araújo está vinculado ao Barcelona desde a temporada 2018/19. Nesta temporada, o atleta já marcou três gols em 20 partidas.
Ao vivo








































