ecbahia.com
·10 de outubro de 2025
Ronaldo supera críticas e Ceni pede apoio ao goleiro: “vem crescendo”

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·10 de outubro de 2025
Em meio ao retorno do Bahia à boa fase, o goleiro Ronaldo foi destaque nos triunfos sobre Palmeiras e Flamengo, confirmando também o seu melhor momento na temporada e ganhando elogios do técnico Rogério Ceni.
Em entrevista coletiva após o triunfo sobre a equipe flamenguista, Ceni valorizou a evolução do goleiro titular do Bahia e enalteceu sua importância para o time após ter ultrapassado as por duras críticas na maior parte do ano.
“Ele (Ronaldo) vem bem. Vem numa crescente. A defesa no um contra um do Samuel Lino (do Flamengo) foi 100% de mérito dele. Foi o que manteve a gente sereno no jogo”, destacou Rogério Ceni, citando defesa feita pelo goleiro quando o jogo estava 0x0.
O treinador, no entanto, admite que o goleiro ainda precisa evoluir em um ponto crucial do modelo tático do Bahia: jogo com os pés.
“Nós estamos tentando evoluir ele com os pés. O Rossi tá aí como um exemplo — é o melhor goleiro do país jogando com os pés hoje”.
Contra o Palmeiras, Ronaldo fez defesas importantes ao longo dos 90 minutos que garantiram a meta do Bahia intacta diante de um adversário que vinha de dez jogos sem perder – e que já na partida seguinte marcou três gols em menos de 30 minutos.
Além das defesas, o goleiro foi fundamental para o gol marcado por Ademir, já que foi dele a assistência para um contra-ataque fulminante.
Uma semana depois, Ronaldo se destacou mais uma vez por defesas impactantes, demonstrando explosão no um contra um (como foi no lance de Samuel Lino) e reflexos em defesas debaixo da trave.
Ceni destaca também o fato de a torcida do Bahia ter passado a confiar no goleiro, o exaltando durante os jogos.
“Ele vem fazendo defesas importantes há vários jogos. Contra o próprio Palmeiras ele fez defesas importantes. É legal o reconhecimento de todos para que o torcedor cante o nome dele, grite e ajude a ele ganhar cada vez mais confiança até o fim da temporada“.
Vale lembrar ainda a defesa de pênalti feita pelo goleiro contra o Ceará, mas, no entanto, o rebote caiu nos pés do cobrador, que fez o gol.
Ronaldo já havia sido definido por Ceni como titular antes mesmo da lesão sofrida por João Paulo, que ainda não conseguiu estrear com a camisa do Bahia.