
Gazeta Esportiva.com
·21 de outubro de 2025
Rosana cita influência de Leila ao assumir o time feminino do Palmeiras e diz o que espera na temporada

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·21 de outubro de 2025
O Palmeiras anunciou, na última segunda-feira, a técnica Rosana Augusto como nova comandante da equipe feminina. Ela chega com um contrato de dois anos para substituir Camilla Orlando, que assume a Seleção Brasileira feminina sub-20. Em sua apresentação na Academia de Futebol, Rosana citou influência da presidente Leila Pereira ao aceitar o convite do clube e revelou o que espera do restante da temporada.
“O que me trouxe aqui é entender o momento que o clube se encontra, de estar figurando nas fases finais das competições, ter atletas com muita qualidade técnica e saber que é um projeto sustentável, por ter uma presidente mulher no comando que apoia e entende esse lado feminino. Isso me agradou bastante”, revelou Rosana.
Rosana pendurou as chuteiras em 2020, vestindo a camisa do Verdão. Ela foi uma das principais personagens nos primeiros anos da reativação do futebol feminino da equipe Alviverde. Pelo Palmeiras, ela disputou 19 jogos, marcou seis gols e deu quatro assistências.
Naquela época, Alberto Simão já era o diretor da modalidade e trabalhou com Rosana. A treinadora de 43 anos citou a confiança do profissional revelou que as conversas para ser técnica do time feminino do Verdão já acontecia há algum tempo.
“A confiança no meu trabalho que o Alberto (Simão) colocou o tempo todo. Toda a estruturação que vem acontecendo de forma gradativa, é um projeto sustentável. O Alberto é um vanguardista na modalidade, de olhar sempre para frente, pensar na proposta de integração de base e profissional. Acho que esse é o caminho que o futebol feminino está indo. Acho que o todo dentro desse projeto de crescimento, construção de um centro de excelência para o futebol feminino. Isso tudo impacta diretamente dentro de campo”, declarou.
“Estou muito feliz de estar representando essa camisa novamente. Esse namoro existe há um tempo. Em 2022, eu estava no Bragantino e eu e o Alberto nos encontramos na festa da FPF e ele me falou que um dia eu seria treinadora do Palmeiras, que ele estava de olho. Ele sempre me acompanhou desde que comecei a carreira como técnica. Quando teria uma oportunidade fui para a seleção feminina sub-20 e dessa vez foi concretizado por conta de todo projeto, da confiança no meu trabalho. Mesmo quando atleta ele me fez o convite de fazer essa migração no Palmeiras, mas foi difícil por conta da pandemia. Mas estou aqui hoje muito feliz por representar essa grande camisa mais uma vez”, seguiu.
Rosana assume o Palmeiras para a reta final da temporada. As Palestrinas, recém-campeãs da Brasil Ladies Cup, seguem brigando pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Paulista. Com pouco tempo de trabalho, a nova treinadora fez uma projeção do que espera fazer no clube no tempo que tem à disposição.
“Agradecer à Camila que deixou o time nessas condições, disputando a semifinal da Copa do Brasil, praticamente classificado no Paulista. Minha ideia não é reconstruir algo, mas entender o perfil da equipe, de cada atleta e como construir uma maneira de jogar que atenda a elas, ao clube e a mim. É desafiador, mas recentemente tive o mesmo desafio. A seleção sub-20 também me trouxe essa bagagem, que em pouco tempo precisa colocar sua cara e identidade, para criar dinâmicas de treino que possibilite as atletas e atenda à proposta o mais rápido possível”, explicou.
“Estou bem confortável com isso. Alguns vícios demoram mais a serem tirados. Não tenho essa pretensão nesse ano, mas a partir do próximo, construir uma identidade da Rosana junto com o Palmeiras, com atletas que permanecem e com as contratações que devem chegar”, finalizou.
Clubes: Athletico Paranaense (2021), Red Bull Bragantino (2022 e 2023), Seleção Brasileira sub-20 (2024) e Flamengo (2025) Títulos: Copa Rio Feminina (2025), Campeonato Sul-Americano com a Seleção Brasileira sub-20 (2023 e 2024), Brasileiro Feminino A2 (2023) e Campeonato Paranaense (2021).
Palmeiras x Red Bull Bragantino Competição: Campeonato Paulista feminino Data e hora: 31 de outubro de 2025 (sexta-feira), às 21 horas (de Brasília) Local: Arena Barueri