Portal dos Dragões
·15 de setembro de 2025
Rosario vale por três e ganha peso num FC Porto fustigado por lesões

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·15 de setembro de 2025
A vaga de lesões que está a condicionar o plantel do FC Porto obriga Francesco Farioli e a SAD a optimizarem recursos e realça a importância de um elemento concreto do elenco disponível para o treinador italiano: Pablo Rosario.
Os 3,75 milhões de euros pagos ao Nice pelo médio defensivo podem vir a ser um investimento modesto a curto prazo, face à enorme utilidade e versatilidade que o internacional dominicano já tem demonstrado em campo.
No encontro com o Nacional, no sábado, o camisola 13 ocupou a posição de lateral-direito. Sem uma exibição fulgurante, Rosario desempenhou a função de forma competente, repetindo situações que já vivera em 2023/24 no Nice, com Farioli ao comando. A polivalência de Pablo, porém, pode ir mais longe.
A situação actual do plantel liderado pelo técnico italiano é delicada. Mesmo com o regresso de Tomás Pérez às equipas jovens, são apenas 16 os jogadores de campo da equipa principal em plena condição física. Nomes como Gabriel Brás, Pedro Lima, André Miranda e Alarcón, entre outras possíveis soluções, alongam uma manta que, por agora, é curta – e aí Rosario volta a ganhar relevância. O médio, de 28 anos, também pode actuar como defesa-central, algo que já sucedeu pontualmente no clube anterior e no PSV Eindhoven. Em fases de aperto, Pablo Rosario pode equivaler a três opções: desde o meio-campo ao eixo defensivo, passando pelo corredor direito.
Quanto à preparação para a deslocação de sexta-feira ao reduto do Rio Ave, na 6.ª jornada da Liga, há pelo menos uma notícia positiva para Farioli. Tudo aponta para que William Gomes recupere da lesão muscular que o afastou da recepção ao Nacional a tempo de defrontar os vila-condenses. O extremo brasileiro viu o seu excelente momento de forma interrompido por um problema na perna esquerda, contraído no jogo-treino com o Lusitânia de Lourosa há uma semana.
A lesão não foi considerada muito grave e chegou-se a ponderar a recuperação para a partida de anteontem, mas Farioli preferiu não arriscar. Com três deslocações consecutivas (Rio Ave, Salzburgo e Arouca), é oportuno que William regresse.