Glorioso 1904
·18 de setembro de 2025
Rui Costa anuncia José Mourinho no Benfica: "É uma honra"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·18 de setembro de 2025
Rui Costa já anunciou aos sócios e adeptos do Benfica que José Mourinho é o novo treinador do Clube da Luz. O Presidente encarnado anunciou o despedimento de Bruno Lage na madrugada de terça para quarta-feira, e, dois dias depois, já comunicou o sucessor do treinador português.
"Boa tarde a todos. Obrigado pela vossa presença. Como foi falado depois do jogo da Liga dos Campeões, era o nosso desejo que na Vila das Aves tivéssemos treinador", começou por explicar Rui Costa, na conferência de imprensa conduzida no Benfica Campus, no Seixal.
O Presidente encarnado prosseguiu, antes de responder a algumas questões dos jornalistas: "O mister José Mourinho, com um perfil ganhador, conceituado, um dos mais conceituados a nível mundial, e dificilmente encontraríamos um currículo mais conceituado do que o de José Mourinho, e desejo a maior felicidade ao mister e é um orgulho ter José Mourinho como treinador do Benfica".
Foi fácil contratar Mourinho?: "Foi para mim um privilégio enorme perceber que ele tinha vontade de vir treinar o Benfica. Deu-nos força para achar que estávamos com a pessoa certa. Isso facilitou a escolha e a decisão final, por isso conseguimos estar aqui de forma a que o mister dê já o treino desta tarde".
Mourinho é um trunfo eleitoral?: "Estou aqui como presidente do Benfica, estou a escolher um treinador para o Benfica. Faz-me confusão que se use esses termos. A nossa obrigação é o futuro do clube e não pensar em eleições era deixar o clube sem treinador até às eleições? Mourinho é treinador do Benfica porque consideramos que ele tem todos os pergaminhos para estar à frente de um clube como o nosso. Considerámos que tínhamos de alterar a equipa técnica e tinha de ser um treinador capaz de treinar um clube desta dimensão".
Já houve candidatos a dizer que não querem Mourinho como treinador. Equacionou um interino?: "Mourinho explicou como o contrato foi realizado e aproveito para agradecer ao mister. Há uma cláusula no final da temporada que deixa a possibilidade de quem estiver a liderar o clube de continuar ou não com o treinador. Estamos a contratar para o Benfica um treinador que não é indiferente ao nível mundial, trata-se de um dos nomes mais conceituados ao nível mundial. Assegurar o futuro do Benfica com um treinador de excelência".
O papel de Mário Branco nesta contratação e os timings da iniciativa da candidatura: "Estou aqui como presidente e não como candidato, mas a minha presença na Paredes estava marcada antes do jogo com o Qarabag. Aconteceu o que aconteceu, tivemos de tomar uma decisão, ontem entrámos em contacto com Mourinho, para ele poder estar aqui a dar o treino, para termos um treinador no banco no sábado. Toda a gente tem um papel importante na estrutura do Benfica, mas pensar em José Mourinho não é uma escolha tão difícil como isso".
Demasiada responsabilidade nos treinadores que trabalharam consigo nestes anos ou mais acima?: "Nunca deixei de assumir as minhas responsabilidades, o primeiro responsável serei sempre eu porque sou eu quem escolhe os treinadores. Estou grato aos treinadores que trabalharam comigo nestes 4 anos, mas é a vida no futebol. Em países latinos nem sempre se consegue ter treinadores a longo prazo. Schmidt foi campeão mas não teve o sucesso que esperávamos que tivesse, Lage começou com a época começada... Procuro dar esta continuidade aos treinadores, até entendermos que alguma coisa tem de mudar. São coisas que fazem parte do futebol".
Contratação de Mourinho surge também para colocar o Benfica num patamar ainda mais elevado?: "Queremos sempre que o clube evolua em todas as áreas. A vinda de Mourinho não tem a ver com o estádio, mas com o que queremos em termos desportivos. Falamos de um treinador que, apesar de querer partir a sua carreira em duas partes, é um dos melhores do mundo, com melhor imagem ao nível mundial. Isso tem a sua importância. Sobre o contexto, até a decisão de vir mostra que se pode englobar nas decisões do clube, numa fase em que os objetivos estão intactos. Cartada ou não cartada, o risco grande da época era trazer um treinador sem esta qualidade, que não tivesse a bagagem suficiente para fazer frente tudo isto e se perdesse a época. Só me resta agradecer-lhe por aceitar este desafio, de treinar a equipa de futebol. O resto serão outros 500, será também a nossa missão proteger a equipa das eleições"