Leonino
·06 de abril de 2025
Rui Malheiro rendido a reforço do Sporting: "Apresenta argumentos que justificam investimento"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·06 de abril de 2025
Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. O Clube de Alvalade paga 5,5 milhões de euros – valor que pode atingir 7.5 milhões, mediante o cumprimento de objetivos - aos espanhóis do Levante, pela contratação do médio georgiano. Para o especialista Rui Malheiro, este é um bom negócio para os leões.
Num artigo de opinião publicado no jornal Record, o também comentador desportivo começa por defender que esta transferência resulta de “uma investida sagaz dos leões no mercado”. E refuta as dúvidas que se podem levantar pela falta de experiência do médio de 25 anos ao mais alto nível, fazendo a comparação com Viktor Gyokeres: “Achar estranho que a formação de Alvalade contrate um jogador de 25 anos ao atual 2.º classificado da 2.ª divisão espanhola, com apenas 4 jogos e 23 minutos de utilização em La Liga e grande parte da carreira realizada – 99 partidas – no terceiro escalão, é pouco argucioso, sobretudo quando a melhor aquisição dos verde-e-brancos neste século foi realizada no Championship”.
Rui Malheiro faz depois uma análise às características do internacional georgiano: “Mais 8 do que 6, Kocho nunca se esconde do jogo e não tem medo de ter a bola. Apresenta predicados muito interessantes na construção e na condução de jogo, acasalando capacidade para ligar setores através do passe a diferentes distâncias – forte no progressivo/vertical –, ao mostrar que sabe gerir ritmos e ao deparar boas soluções de ligação dentro e fora do bloco rival, com argúcia a utilizar a finta de corpo para superar adversários e a encontrar espaços livres”. O analista considera que Kochorashvili “apresenta todos os argumentos para justificar o investimento e se impor” no futebol português.
A terminar, Rui Malheiro destaca ainda a capacidade ofensiva e o poderio físico do médio de 25 anos: “Patenteia propriedades para progredir com bola e surgir em zonas de criação e de finalização (bom remate de fora da área) – 6 golos e 4 assistências em 2024/25 –, e a sua tremenda disponibilidade física permite-lhe ser pressionante e ocupar, em momento defensivo, diferentes espaços, mostrando-se mais forte no desarme do que na antecipação e na imposição através do jogo aéreo”.
Giorgi Kochorashvili assinou até 2030 pelo Sporting e fica blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O Levante reservou 12,75 por cento das mais-valias geradas numa eventual negociação futura do jogador. Esse valor pode ser reduzido para 10 por cento caso o clube leonino acione a cláusula prevista para o efeito no acordo.
Ao vivo